Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Browsing Ensino de Ciências Exatas by browse.metadata.advisor "Grassi, Marlise Heemann"
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- ItemOpen AccessAlternativas metodológicas para o ensino de expressões numéricas: estratégias para construção de aprendizagens significativas(2010-11-09) Lopes, Dilson Márcio Panichi; Giongo, Ieda Maria; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969O presente estudo registra o desenvolvimento de uma pesquisa/intervenção que teve como objetivo analisar as possibilidades de construir conceitos matemáticos referentes a expressões numéricas, através da organização de estratégias de ensino que considerassem as vivências dos alunos e permitissem estabelecer amplas relações entre os conteúdos curriculares e o cotidiano, sem abandonar a cientificidade e o compromisso formal com o componente curricular. Os participantes foram alunos matriculados na sexta série de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Pardo, residentes em zona rural e filhos de agricultores da região fumageira e pequenos pecuaristas. O planejamento da proposta apoiou- se nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa - a partir da interpretação de autores como Moreira (1999, 2000) e Praia (2000) - e o desenvolvimento das atividades constituiu um ir-e-vir entre a prática pedagógica, as realidades do contexto e as orientações teóricas, As informações foram obtidas no decorrer do desenvolvimento da proposta, através de registros, de produção individual e coletiva de materiais e de relatos orais. Essas informações foram analisadas à luz dos referenciais teóricos e das marcas culturais e sociais que interferem nas concepções e perspectivas dos educandos sobre a Matemática como componente curricular e de vida. As evidências de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais observadas no decorrer das diferentes atividades, permitiram perceber a pertinência das orientações da Teoria da Aprendizagem Significativa na promoção de um ensino diferenciado, contextualizado e transformador, sem excluir referenciais históricos, legais, culturais, sociais e educativos que compõem o conjunto de conhecimentos de um educador em constante formação.
- ItemOpen AccessCompromisso social e formação pessoal no ensino de ciências exatas (re) pensando a ação docente(2009-09-10) Hoss, Ligia Beatriz; Pizzato, Michelle Camara; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969A pesquisa que fundamenta esta dissertação teve como objetivo perceber se o professor universitário está preocupado com a qualidade do seu trabalho e se tem compreensão do papel social que desempenha. Esse assunto foi escolhido porque percebe-se muitas diferenças entre os docentes universitários: alguns estão comprometidos com a sua formação, com o aprendizado e o crescimento dos alunos, com os propósitos da instituição, outros, nem tanto. A natureza do tema remeteu a uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativa. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas e realizadas com oito (8) professores que atuam no curso de graduação e de pós-graduação do Universidade do Vale do Taquari. A escolha dos professores partiu da idéia de dispor de entrevistas de profissionais da área de Ciências Exatas e que atuam em diferentes áreas e diferentes cursos de graduação e de pós graduação como engenharia, arquitetura, administração, ciências exatas e ciências contábeis. Para preservar a fidelidade das informações, as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e o texto da transcrição submetido à apreciação final dos entrevistados. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo (Bardin, 1977), com aproximações à análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007) que buscou interpretar o conteúdo manifestado e o conteúdo latente das comunicações. Para elaborar o roteiro das entrevistas refletiu-se muito sobre a questão norteadora da pesquisa: Como professores do ensino superior percebem sua função no contexto atual? O foco central da entrevista foi a epistemologia que orienta a prática pedagógica dos professores, identificando nesse referencial as perspectivas sobre o ensino e sobre as diferentes aprendizagens esperadas dos cursos de graduação para um competente exercício profissional no atual contexto. A entrevista foi um momento de diálogo e de reflexão e fez emergir a desejada discussão sobre as dimensões pessoais, relacionais e sociais da docência. O encontro proporcionado pela entrevista constituiu uma aprendizagem para a pesquisadora e, segundo os entrevistados, um (re)pensar da sua prática no curso de Ciências Exatas. Além dos conteúdos das entrevistas foi analisado o texto do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Univates no qual se buscou identificar a coerência discursiva entre os enunciados. A análise das informações permitiu o agrupamento em torno de três eixos: - o reconhecimento do significado e da importância da formação continuada; - a importância do relacionamento interpessoal para um melhor aproveitamento da formação. - a emergência de compromisso do aprender universitário. Os resultados do processo investigativo indicam que os professores entrevistados têm participado e valorizam a formação continuada, têm presente o compromisso social da sua função, desejam contribuir para a formação de profissionais autônomos e competentes no exercício profissional e social mas enfrentam os desafios sociais, culturais, tecnológicos, culturais e epistemológicos de um mundo em constante transformação.
- ItemOpen AccessEducação sexual nas escolas: marcas e concepções culturais(2013-03-04) Konrath, Véra Lucia; Strohschoen, Andreia A. Guimarães; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969As marcas culturais, presentes na vivência da sexualidade, registram condicionantes históricos, étnicos e religiosos que têm influenciado os processos educativos desenvolvidos em escolas. Esses processos de formação da criança, do adolescente e do jovem podem ser geradores de concepções impregnadas de preconceitos e tabus que interferem nas relações humanas. Com o objetivo de investigar e refletir sobre aspectos da Educação Sexual na formação do indivíduo, o estudo detalhado, nesta dissertação, buscou, por meio de uma proposta de Ensino, construir conhecimentos, partindo da investigação de concepções e de marcas culturais presentes nos discursos que subjetivam os sujeitos. Procurou-se compreender como alunos adolescentes, matriculados em uma turma de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola Estadual do Vale do Taquari, expressam seus pensamentos e sentimentos em relação à sexualidade a partir de uma proposta de pesquisa e debate sobre o tema. A coleta de dados e informações apoiou- se numa linha participativa e construtivista com produção de relatórios, memoriais de aula, elaboração de textos, entrevistas e relatos orais. A análise das informações foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelaram a necessidade que os alunos têm de falar sobre sexualidade, fato que levou à realização de estudos mais aprofundados sobre a sexualidade na formação de professores. As investigações evidenciaram a importância da presença do assunto nas discussões contemporâneas, uma vez que o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativa permite emergir concepções e preconceitos que podem ser submetidos à intervenção do professor no sentido de tornar mais autêntica a vivência de sua sexualidade.
- ItemOpen AccessA função social do ensino de Matemática: relações entre conteúdo curricular e cotidiano financeiro(2013-05-31) Stahlhöfer, Lisani Wiethölder; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969O controle financeiro ainda constitui um problema na cultura aquisitiva dos brasileiros. O salário da maioria da população é muito baixo, muitas vezes incompatível com o consumo que pode ser observado, especialmente em datas comemorativas. Constata-se uma grande facilidade na aquisição de créditos e os apelos midiáticos influenciam e prejudicam a população, criando falsas necessidades, levando à compra de produtos desnecessários, geralmente alterando o equilíbrio das finanças das famílias e das pessoas individualmente. Vislumbrando este contexto e buscando cumprir a função social do ensino, desenvolveu-se a proposta pedagógica investigativa detalhada nesta dissertação, partindo do pressuposto de que o currículo da escola na área de Matemática, quando focado na realidade ou cotidiano dos alunos, pode ter repercussões positivas na vida financeira de suas famílias. O objetivo central foi investigar possibilidades de modificação de comportamento do consumidor, através do desenvolvimento de uma proposta de matemática financeira, e o questionamento levantado para orientar as etapas do trabalho foi “Como alunos de oitavo ano do ensino fundamental reagem à proposta de ensino envolvendo análise crítica de situações e condições de aquisição de bens e produtos?”. A prática pedagógica investigativa foi realizada numa escola de ensino fundamental do município de Lajeado. Os participantes da pesquisa-intervenção foram os 19 alunos matriculados no oitavo ano, no turno da tarde. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, com algumas abordagens quantitativas e a prática pedagógica pode ser caracterizada como um estudo de caso. As informações, no decorrer da prática pedagógica investigativa, foram obtidas através de registros realizados em locais visitados e análise comparativa dos preços registrados, entrevistas com os pais a partir de um questionário, bem como, relatórios e produções individuais e grupais. A análise das informações seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva que contou com a desconstrução dos textos, o estabelecimento de relações e a organização em unidades de significado. A dimensão quantitativa foi representada por meio de tabelas e gráficos. A proposta pedagógica envolveu análises, pesquisas, entrevistas com pais, palestras, observações diretas e uso de softwares mat0402, e foram acompanhadas de debates e discussões que permitiram estabelecer relações com conteúdos de matemática. Os resultados apresentados e discutidos com os pais em reunião, oferecidos às pessoas que contribuíram com a pesquisa e expostos no quadro mural da escola, revelaram que o trabalho motivou alunos e pais a pesquisar preços, a pensar sobre seus gastos e investimentos e a modificar alguns hábitos gerados pelo apelo consumista da nossa sociedade. Os alunos participantes revelaram grande aceitação da proposta, envolveram-se nas atividades e manifestaram intenções de considerar as aprendizagens no seu cotidiano, permitindo entender que a função social do ensino da Matemática pode ser cumprida se o seu currículo estabelecer relações com a realidade dos educandos.
- ItemOpen AccessJogo interativo: espaço de construção do conhecimento matemático e do convívio com o outro(2013-03-04) Rossi, Taiana Vanessa; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969As realidades de crianças em situação de vulnerabilidade social exigem do professor pesquisador uma postura de intervenção pedagógica intencional pautada em um objetivo de transformação. Nesse sentido, este estudo pretendeu investigar como as crianças em situação de vulnerabilidade social constroem relações entre o ensino de matemática e a aquisição de habilidades sociais exigidas pelo exercício pleno da cidadania. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa com aproximações ao estudo de caso e desenvolveu-se através de uma proposta de intervenção pedagógica, que consistiu na realização de oficinas de jogos matemáticos, com um grupo de 9 alunos, com idades entre 8 e 11 anos, todos frequentadores da Associação Beneficente e Educacional Nova Prata, localizada no bairro periférico São João Bosco, município de Nova Prata, Rio Grande do Sul. A coleta de dados se deu através do registro sistemático das observações, das falas e das reações dos alunos, e esse material foi analisado com embasamento teórico na teoria sociocultural ou sócio-histórica de Lev S. Vygotsky, que lança luzes para a compreensão das linguagens e das marcas culturais que (des)constituem os sujeitos. A metodologia de análise seguiu as orientações da análise textual discursiva e considerou os enunciados explicitados e implícitos no discurso dos participantes. Os resultados apontaram que as diferenças culturais podem ser superadas por uma prática pedagógica apoiada em princípios de respeito ao outro, de convívio com diferenças e escolhas de estratégias de ensino pautadas na ludicidade, em regras decididas coletivamente, assim como conteúdos que o jogo interativo torna significativos são caminhos para o ensino de Ciências Exatas, especialmente de matemática.
- ItemOpen AccessPesquisa no ensino de ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação(2013-03-06) Silva, Andréia Scherer Da; Martins, Silvana Neumann; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969A pesquisa intervenção aqui proposta, tem como foco central conhecer o espaço da pesquisa em ciências no desenvolvimento dos campos conceituas que integram o Complexo Temático. O estudo é de natureza qualitativa identificado como estudo de caso e elege como objetivos: Organizar situações de ensino que tenham a pesquisa como princípio educativo a partir de investigação sobre estruturas, características, experiências prévias e modalidade de ação integrada adotada em escola ciclada; Contribuir com a (re)construção da cultura investigativa na Educação Básica. Esses objetivos integram a proposta da pesquisa Transformative Research Activities Cultural Diversities and Education in Science (TRACES) que busca aproximar escola e universidade, pesquisa acadêmica e práticas profissionais, para contribuir com a minimização da distância que existe entre estas dimensões. A proposta de pesquisa/intervenção envolveu 123 alunos matriculados no terceiro ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen de Lajedo – RS, com o apoio dos professores que atuam neste ciclo. Para o alcance dos objetivos o processo investigativo partiu da seguinte questão: Que estratégias de ensino baseadas nos princípios do Educar Pela Pesquisa possibilitam a ampliação dos espaços da pesquisa em ciências num contexto de organização curricular por complexo temático? As informações foram obtidas através de entrevistas individuais e em grupos focais, questionários, relatórios individuais e coletivos e observações diretas e foram analisadas segundo as orientações da análise textual discursiva, com aproximações à análise do discurso e considerações aos referenciais que orientam as pesquisas. As conclusões apontam para a ideia que utilizar diferentes ambientes de aprendizagem favorecem a pesquisa, despertando interesse nos alunos devido à diversificação das atividades e ao envolvimento dos pais, inclusive. Além disso na questão de um complexo temático em que áreas do conhecimento estão entrelaçadas existe grande espaço de pesquisa que ultrapassa as fronteiras disciplinares e acaba envolvendo diferentes áreas do conhecimento, muitas vezes tendo as ciências como grande mola propulsora.
- ItemOpen AccessA pesquisa no ensino de física como ferramenta pedagógica para a construção da autonomia(2010-07-07) Daroit, Helena; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969O presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades de construção de aprendizagens, no contexto do ensino de Física apoiado na pesquisa. A questão que norteou o processo de investigação/ação pedagógica foi analisar em que dimensões a prática pedagógica que tem como princípio educativo a pesquisa e o questionamento reconstrutivo permitiu a evolução das concepções sobre fenômenos da Física e seus componentes epistemológicos, sociais e culturais. Na perspectiva do fazer pensar, do agir coletivamente, do comunicar e do compreender fatos, fenômenos e informações buscou-se um referencial teórico que permitisse o entrelaçamento entre teoria e prática, contemplado principalmente em obras de Pedro Demo. A pesquisa/intervenção, de caráter qualitativo, foi realizada mediante o desenvolvimento de uma proposta de ensino, durante a qual foram analisadas as informações obtidas mediante questionários, relatórios, atividade de pesquisa, observações e seminário. A análise das informações seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo. A proposta foi desenvolvida com alunos da primeira série do Ensino médio, turno diurno, na disciplina de Física, em uma Escola Pública do Vale do Taquari – RS. Os resultados mostraram o valor da pesquisa no ensino de Física revelando especialmente a possibilidade de construção de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais evidenciadas pela evolução de concepções sobre os fenômenos presentes no cotidiano, pela capacidade de estabelecer relações entre esses fenômenos e os conteúdos curriculares, pela qualificação das habilidades de convívio social e comunicação interpessoal, pelo respeito às diferenças e, principalmente, pela possível mudança do olhar sobre o ensino de Física.
- ItemOpen AccessA problematização como metodologia de ensino para aprendizagens significativas na matemática: um estudo de caso em curso de administração(2011-03-04) Zimmer, Luciana Andrea; Togni, Ana Cecília; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969O ensino da matemática tem através da história se constituído um desafio para profissionais da área da educação, e uma das características das práticas pedagógicas desse componente curricular tem sido a transmissão de conhecimentos. Diante da realidade percebida no decorrer do exercício docente da professora pesquisadora, este estudo buscou investigar a possibilidade de construção de conhecimentos voltados à compreensão das relações entre conteúdos curriculares e a realidade profissional de estudantes da disciplina de Matemática Aplicada, no Curso de Administração. No contexto do estudo foram consideradas as habilidades e competências exigidas pelas avaliações oficiais no Ensino Superior (ENADE). A questão que norteou a investigação e as decisões sobre estratégias de ensino foi: Como graduandos matriculados em disciplina formal do curso de Administração percebem as relações entre os conteúdos curriculares que se referem ao conceito de funções e as práticas inerentes ao cotidiano profissional? Para desenvolver a prática pedagógica investigativa, o contexto escolhido foi uma turma da disciplina de Matemática Aplicada, de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Rio Pardo. Nessa turma, estavam matriculados 42 alunos, sendo 25 do Curso de Administração e 17 de Ciências Contábeis. Como procedimento investigativo, a prática assumiu os contornos de estudo de caso segundo perspectiva de YIN (2001). As informações foram obtidas através de instrumentos de investigação sobre concepções prévias e produções individuais e coletivas dos graduandos realizadas no decorrer do processo. A análise dos materiais considerou a evidência da evolução das concepções sobre os diferentes enfoques do conteúdo funções, a capacidade de estabelecer relações entre esse conteúdo e o cotidiano profissional e o entrelaçamento destas dimensões com as exigências das avaliações oficiais sobre o desempenho acadêmico no ensino superior. Para fundamentar e acompanhar as diferentes etapas do trabalho, este estudo está amparado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, enunciada por Moreira (2000) a partir da teoria de Ausubel e Novak (1980), e seus aportes teóricos para a organização de um ensino criativo e inovador, em especial, os que orientam o ensino para a construção de aprendizagens significativas. Os resultados obtidos indicaram possibilidades de estabelecer relações entre teoria e prática, em especial diante da constante problematização das situações do cotidiano profissional, revelando ser uma estratégia de preparação para analisar, pensar e resolver questões, inclusive aquelas propostas em avaliações oficiais. Além disso, este estudo contribuiu para a qualificação da ação docente da pesquisadora, que 7 fortaleceu a crença de que a consideração aos conhecimentos prévios, o desafio constante e o vínculo da academia com a vida, construído em referenciais teóricos consistentes, são componentes relevantes para a construção de aprendizagens significativas. Nesse sentido, é esperado que os desafios e a busca de soluções proporcionada pelo desenvolvimento de conteúdos curriculares possam constituir sólida base para a tomada de decisões (STONER,1985) no desempenho da atividade profissional.
- ItemOpen AccessZona de desenvolvimento proximal: espaço de intervenção pedagógica para a formação continuada de professores de matemática(2011-07-20) Carretta, Ângela Susana Jagmin; Togni, Ana Cecília; Grassi, Marlise Heemann; http://lattes.cnpq.br/2518885482357969A presente dissertação descreve um trabalho investigativo de cunho qualitativo desenvolvido com um grupo de quatorze professoras de Matemática da Educação Básica de escolas públicas do município de Lavras do Sul, na Região da Campanha, no RS. Teve por objetivo central contribuir com o aprimoramento do ensino de Matemática, naquele contexto, através do desenvolvimento da proposta de investigação de concepções e práticas e de intervenção pedagógica pautada nos princípios de ludicidade, prazerosidade, mediação e (re)construção coletiva da relação entre teoria e prática. As atividades apoiaram-se no pressuposto vygotskyano da intencionalidade da ação educativa no processo de aprendizagem e desenvolvimento, efetivado e caracterizado pela intervenção na zona de desenvolvimento proximal. A proposta foi desenvolvida em sete sessões, organizadas em ambientes presenciais e virtuais e planejadas a partir de investigação sobre concepções e práticas pedagógicas habitualmente desenvolvidas pelas participantes. As informações foram obtidas através dos registros contidos em diários de bordo, questionário semiestruturado, materiais organizados em portfólio e autoavaliações individuais e coletivas. Os procedimentos de análise foram realizados através da aproximação à metodologia da análise de conteúdo e os aportes teóricos. O estudo, que pretendeu provocar reflexões em relação de sua ação docente e da identificação dos fatores que interferem na prática pedagógica, revelou a dificuldade que o professor tem em desprender-se das aulas expositivas e das listas de exercícios e que, apesar das tentativas de inovação, foi possível perceber o receio em perder o status e a autoridade, mas ficaram “tentadas” a assumir um novo perfil, mediar invés de conduzir e transmitir, investigar e construir junto aos alunos com possibilidades de fazer emergir o prazer e a alegria em ensinar e aprender.