Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Orientador "Böckel, Wolmir José"
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- ItemAcesso AbertoAtividades experimentais: estratégia para auxiliar no ensino de ciências(2018-08-06) Oliveira, Jaciguara Queiroz Pastana De; Marchi, Miriam Ines; Böckel, Wolmir José; http://lattes.cnpq.br/9428859441586827; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Quartieri, Marli Teresinha; Del Pino, José ClaudioAs atividades experimentais, como ferramenta pedagógica, podem estimular a interação, a reflexão, a observação e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem, tornando o aprendizado mais contextualizado e assim, mais significativo para os alunos. Esta dissertação refere-se a uma pesquisa qualitativa, que objetivou avaliar a utilização de atividades experimentais no ensino de ciências como estratégia pedagógica em sala de aula, com alunos do 5o Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Amapá. Como aporte teórico foram utilizados autores que desenvolvem teorias sobre o uso das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem. Foi um estudo de caso no qual a coleta de dados ocorreu como estudo observacional. Os dados foram coletados utilizando-se do diário de bordo, gravações, questionários e das atividades dos alunos. A análise foi realizada indutivamente, tomando-se como foco o processo e o seu significado. Foram realizadas as interpretações e as suas respectivas descrições. Durante a pesquisa, procurou-se apresentar estratégias de ensino que relacionassem os conteúdos com a realidade dos alunos. Foram realizados dezoito encontros em que os alunos do 5o ano fizeram um estudo de conteúdos relacionados à disciplina de Ciências: ciclo da água, estados físicos da água, a água como solvente e tratamento da água para consumo humano. Como resultados, percebeu-se que as atividades experimentais despertaram nos alunos o interesse, a curiosidade, o desejo pela descoberta e a interação, possibilitando o desenvolvimento da argumentação, da criticidade, do experimentar e do observar. A partir da análise pode ser pecebivel que o uso das atividades experimentais para auxiliar no Ensino de Ciências é relevante, uma vez que, a partir de questionamentos e hipóteses prévias, são abordados conceitos trabalhados em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoConstrução de conceitos algébricos com alunos do 7º ano(2017-06) Magalhães, Ayrton Góes De; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Böckel, Wolmir José; http://lattes.cnpq.br/9428859441586827; Böckel, Wolmir José; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Quartieri, Marli Teresinha; Oliveira, Eniz Conceição; Hoehne, LucéliaEsta dissertação teve como propósito analisar as dificuldades para a construção de conceitos algébricos por alunos do 7º ano de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no município de Santana, Estado do Amapá. O problema de pesquisa foi: Como os alunos do 7º ano desenvolvem conceitos algébricos? Como objetivos específicos, a pesquisa procurou: (i) Explorar atividades com padrões geométricos com os alunos para investigar como se dá a passagem da linguagem corrente para a algébrica e (ii) Analisar as contribuições de atividades com padrões geométricos para a compreensão de algumas operações da álgebra por letra ou símbolo. O aporte teórico utilizado teve como base os estudos de Usiskin (1999), que aponta a generalização de padrões como um caminho para o estudo do ensino e aprendizagem da álgebra, e os trabalhos de Lins e Gimenez (2006), que estudam o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com oito alunos selecionados de uma turma com 34 alunos do 7º ano. Nesse contexto, a coleta de dados ocorreu em três momentos: 1º) por meio da aplicação de questionário investigativo, 2º) pela realização de oito aulas práticas e 3º) pela aplicação do questionário de percepção. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos consegue identificar e desenhar os elementos que completam uma sequência, empenhando-se nas atividades. No entanto, apresentam lacunas em relação à aritmética, erros no uso da elaboração das regras, problemas na leitura e na interpretação da situação problema, dificuldades para identificar generalizações e dificuldades na escrita de seu pensamento algébrico.