O USO DO DESIGN DE PRODUTOS COMO UMA FORMA EMPREENDEDORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2749Palavras-chave:
design de produtos, empreendedorismo, pedagogia empreendedoraResumo
Na tentativa de superar modelos educacionais excludentes e com processos de ensino-aprendizagem centralizados no professor, o início do século XXI viu surgir a pedagogia empreendedora, que visa a formação do aluno preocupado com a sociedade e a comunidade na qual está inserido. Como forma de despertar as habilidades empreendedoras dos alunos, principalmente os do ensino médio, o ensino do design de produtos pode levar os discentes à reflexão sobre o meio em que vivem, para que realizem mapeamento de problemas e busquem de soluções inovadoras. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar alguns métodos de design de produtos e como eles podem ser adotados para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem empreendedor. Para isso, o presente artigo parte de uma pesquisa exploratória de base documental e bibliográfica, construída a partir da interrelação entre a educação empreendedora, partindo do design de produtos, e suas possibilidades para o ensino médio no sentido do desenvolvimento de habilidades e competências dos/nos estudantes. Para tal apresentamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e os Eixos Cognitivos Comuns das Matrizes de Referência vigentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em seguida, apresentamos três métodos de design de produtos: Processo de Desenvolvimento de Produtos, Gestão Ágil de Projetos e Design Thinking. Por fim, relacionamos ferramentas do design de produtos e suas potencialidades no atendimento das habilidades e competências esperadas dos alunos do ensino médio.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
21-06-2021
Como Citar
CASTRO, Matheus Silva; SILVA, Matheus Felipe. O USO DO DESIGN DE PRODUTOS COMO UMA FORMA EMPREENDEDORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2749. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2749. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Matheus Silva Castro, Matheus Felipe Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.