Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
A Universidade do Vale do Taquari - Univates, mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), é uma instituição de ensino qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) pela Portaria nº 667, de 05/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC).
Como Universidade e Ices, associada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), a Univates é, por sua natureza, uma instituição COMUNITÁRIA e REGIONAL, tendo o compromisso social sempre presente nas suas ações e impulsionando a Instituição na missão de fazer com que a sua atividade transcenda o aspecto acadêmico, impactando de forma positiva a qualidade de vida da comunidade na qual está inserida.
Saiba mais sobre a Univates: https://www.univates.br/institucional.
Localizada no Rio Grande do Sul, a Univates possui dois campi: campus sede, em Lajeado, e campus de Encantado.
O campus de Lajeado pode ser visitado no site da Univates, por meio do tour virtual.
No final de 2019 a Instituição contava com 18 polos de Educação a Distância (EAD), distribuídos por diversas regiões do Estado:
Região do Vale do Taquari - polos de Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado - polo sede -, Taquari e Teutônia.
Região da Serra - polos de Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa e Veranópolis.
Região do Alto da Serra do Botucaraí - polo de Soledade.
Região do Alto Jacuí - polos de Cruz Alta e Ibirubá.
Região do Vale do Rio Pardo - polo de Venâncio Aires.
Região Metropolitano Delta Jacuí - polo de Porto Alegre.
A Univates também conta com uma escola técnica, denominada Centro de Educação Profissional (CEP) - Univates. As unidades de ensino localizam-se nos municípios de Lajeado (mesmo endereço do campus de Lajeado) e de Guaporé.
Mapa de localização de campi, polos de EAD e unidades de ensino:
Além disso, a Univates está presente além dos limites regionais e nacionais por meio do processo de internacionalização. Ao final do ano de 2019, tinha convênio de cooperação com 73 instituições de 28 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Letônia, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.
Fundação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).
Autorização do MEC para a criação de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado.
Criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat). A Fates se desvinculou da UCS.
Alteração do nome da Felat para Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat).
União da Feclat e da Faceat em uma única Instituição de Ensino Superior (IES), criando a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), mantida pela Fates.
Início do Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, primeiro doutorado da Univates. Formalização do recredenciamento do Centro Universitário UNIVATES pelo MEC.
Credenciamento da Univates para oferta de cursos superiores na modalidade EAD. Qualificação da Univates como Ices.
Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Médicas - mestrado: em dezembro de 2019 o curso obteve parecer favorável do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ficando no aguardo do parecer e da homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE), do MEC, para início das aulas.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - doutorado: em dezembro de 2019 o CNE aprovou o doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas da Univates, ficando no aguardo da homologação. As aulas estão previstas para iniciar em janeiro de 2020.
Em 2019 foram 13.816 alunos, sendo 7.268 de cursos de graduação (5.804 alunos de cursos de graduação presenciais e 1.464 alunos de cursos de graduação a distância), 1.447 alunos de cursos técnicos, 389 alunos de cursos lato sensu (278 de cursos presenciais e 111 a distância), 266 de cursos stricto sensu (112 de mestrado e 154 de doutorado) e 4.446 alunos de cursos de educação continuada.
Em 2019 foram 1.558 egressos, sendo 860 de cursos de graduação, 386 de cursos técnicos, 222 de cursos lato sensu e 90 de cursos stricto sensu - 79 de mestrado e 11 de doutorado.
Em 2019 foram 968 funcionários técnico-administrativos, sendo 137 na APS (Assistência Profissional em Saúde), 76 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e 755 em outros setores/órgãos.
Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida.
Ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.
Pluralidade, natureza comunitária, responsabilidade social, sustentabilidade financeira, excelência acadêmica e transparência.
Destacam-se os cursos de graduação e técnicos e alguns setores e atividades que em 2019 completaram 5, 10, 15, 20, 25 ou 50 anos de funcionamento.
Os cursos de graduação que em 2019 completaram 5, 10, 20, 25 ou 50 anos de funcionamento são ofertados na modalidade presencial.