Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Perfil institucional

Relatório Social

2019

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, mantida pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), é uma instituição de ensino qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) pela Portaria nº 667, de 05/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC).

Como Universidade e Ices, associada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), a Univates é, por sua natureza, uma instituição COMUNITÁRIA e REGIONAL, tendo o compromisso social sempre presente nas suas ações e impulsionando a Instituição na missão de fazer com que a sua atividade transcenda o aspecto acadêmico, impactando de forma positiva a qualidade de vida da comunidade na qual está inserida.

Saiba mais sobre a Univates: https://www.univates.br/institucional.

Localização

Localizada no Rio Grande do Sul, a Univates possui dois campi: campus sede, em Lajeado, e campus de Encantado.

O campus de Lajeado pode ser visitado no site da Univates, por meio do tour virtual.

No final de 2019 a Instituição contava com 18 polos de Educação a Distância (EAD), distribuídos por diversas regiões do Estado:

Região do Vale do Taquari - polos de Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado - polo sede -, Taquari e Teutônia.

Região da Serra - polos de Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa e Veranópolis.

Região do Alto da Serra do Botucaraí - polo de Soledade.

Região do Alto Jacuí - polos de Cruz Alta e Ibirubá.

Região do Vale do Rio Pardo - polo de Venâncio Aires.

Região Metropolitano Delta Jacuí - polo de Porto Alegre.


A Univates também conta com uma escola técnica, denominada Centro de Educação Profissional (CEP) - Univates. As unidades de ensino localizam-se nos municípios de Lajeado (mesmo endereço do campus de Lajeado) e de Guaporé.

Mapa de localização de campi, polos de EAD e unidades de ensino:

Polos

Além disso, a Univates está presente além dos limites regionais e nacionais por meio do processo de internacionalização. Ao final do ano de 2019, tinha convênio de cooperação com 73 instituições de 28 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Letônia, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.

Histórico

1964

Fundação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1968

Autorização do MEC para a criação de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado.

1969

Abertura do curso de licenciatura em Letras, primeiro curso de graduação da Univates.

1972

Transformação da Apeuat em Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1975

Criação da Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat).

1976

Criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat). A Fates se desvinculou da UCS.

1985

Alteração do nome da Felat para Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat).

1997

União da Feclat e da Faceat em uma única Instituição de Ensino Superior (IES), criando a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), mantida pela Fates.

1998

Instalação de campus em Encantado.

1999

Credenciamento da Univates pelo MEC como Centro Universitário.

2000

Substituição da Fates pela Fuvates.

2006

Início do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, primeiro mestrado da Univates.

2012

Início do Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, primeiro doutorado da Univates. Formalização do recredenciamento do Centro Universitário UNIVATES pelo MEC.

2014

Credenciamento da Univates para oferta de cursos superiores na modalidade EAD. Qualificação da Univates como Ices.

2017

Transformação em universidade, a Universidade do Vale do Taquari - Univates.

2018

Adesão à Rede ODS Universidades Brasil.

Em números

Cursos de graduação e sequencial

59
cursos de graduação
45
cursos de graduação - presenciais
14
cursos de graduação - a distância
1
curso superior de
formação específica
2018
60
2019
60

Cursos de pós-graduação

45
cursos de especialização
36
cursos de especialização - presenciais
9
cursos de especialização - a distância
5
cursos de mestrados
3
cursos de doutorados
2018
43
2019
53

Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Médicas - mestrado: em dezembro de 2019 o curso obteve parecer favorável do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ficando no aguardo do parecer e da homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE), do MEC, para início das aulas.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - doutorado: em dezembro de 2019 o CNE aprovou o doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas da Univates, ficando no aguardo da homologação. As aulas estão previstas para iniciar em janeiro de 2020.

Cursos técnicos

20
cursos técnicos
2018
17
2019
20

Cursos de educação continuada

317
cursos de educação continuada
2018
268
2019
317

Alunos

2018
14.648
2019
13.816

Em 2019 foram 13.816 alunos, sendo 7.268 de cursos de graduação (5.804 alunos de cursos de graduação presenciais e 1.464 alunos de cursos de graduação a distância), 1.447 alunos de cursos técnicos, 389 alunos de cursos lato sensu (278 de cursos presenciais e 111 a distância), 266 de cursos stricto sensu (112 de mestrado e 154 de doutorado) e 4.446 alunos de cursos de educação continuada.

Egressos

2018
1.575
2019
1.558

Em 2019 foram 1.558 egressos, sendo 860 de cursos de graduação, 386 de cursos técnicos, 222 de cursos lato sensu e 90 de cursos stricto sensu - 79 de mestrado e 11 de doutorado.

Técnico-Administrativos

2018
128
687
815
2019
76
137
755
968

Em 2019 foram 968 funcionários técnico-administrativos, sendo 137 na APS (Assistência Profissional em Saúde), 76 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e 755 em outros setores/órgãos.

Professores

2018
496
2019
469

Missão, visão e princípios

Missão

Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida.

Visão

Ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.

Princípios

Pluralidade, natureza comunitária, responsabilidade social, sustentabilidade financeira, excelência acadêmica e transparência.

Destaques e conquistas 2019

Janeiro

  • Lançamento do Conecta 50+, programa que objetiva estimular o acesso de pessoas da comunidade regional com mais de 50 anos às atividades desenvolvidas na Universidade;
  • Inaugurada a Unidade Básica de Saúde Universidade, resultado de um convênio entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado;
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino forma o primeiro doutor;
  • Celebrados, no dia 17 de janeiro, os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Fevereiro

  • Univates recebe Troféu Arvorezinha 60 Anos em comemoração dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Arvorezinha. Foram homenageadas 111 marcas e personalidades que integram a comunidade arvorezinhense;
  • Criação de polo de EAD no município de Cruz Alta;
  • Homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Estrela pelos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Março

  • Inaugurado o Complexo de Resíduos da Univates, espaço criado para tratar e destinar corretamente o lixo gerado na Instituição.
  • Lançamento oficial do Pro_Move Lajeado, movimento do qual a Univates é parceira, que reúne projetos e ações voltados à transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, buscando melhorar a qualidade de vida e o conhecimento de seus cidadãos, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico, de inovação e de tecnologia.

Abril

  • Univates passa a prestar serviço de administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado;
  • Homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Lajeado pelos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Junho

  • Realização da I Semana da Arte para não Artistas, evento que buscou instigar a comunidade acadêmica a realizar exercícios de experimentação artística, de forma a incentivar os estudantes a se expressarem por meio da arte;
  • Encaminhada a proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - mestrado - para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) da Capes;
  • Aprovada a nova Política de Responsabilidade Social da Univates.

Julho

  • Obtenção de parecer favorável do CTC-ES da Capes para oferta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - doutorado -, que aguarda o parecer e a homologação do CNE, do MEC, para início das aulas;
  • Designado o Comitê de Responsabilidade Social da Univates, com vistas ao acompanhamento e proposição de ações de responsabilidade social e à promoção e integração desse tema nas políticas, processos e relações da Univates;
  • Criação da Empresa Júnior (EJ), um projeto formado por estudantes de graduação que prestam serviços para micro e pequenas empresas da região do Vale do Taquari;
  • Homenagem da Câmara de Vereadores do Município de Encantado pelos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Agosto

  • Assinado convênio com o Banrisul para oferta do “Crédito Universitário Banrisul”, financiamento voltado a estudantes matriculados no curso de Medicina da Universidade;
  • O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ofertado na modalidade a distância, recebe conceito máximo (5) em avaliação in loco do MEC para fins de reconhecimento do curso;
  • Univates lança programação de inovação no ensino e na aprendizagem;
  • Primeira aluna estrangeira obtém dupla diplomação na Univates. A aluna recebeu no dia 24 de agosto o diploma de Administração de Empresas por atender aos requisitos estabelecidos no acordo entre a Univates e a Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), da Colômbia.

Setembro

  • Inauguração oficial do novo espaço do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur);
  • Inauguração, na Univates, do Centro de Pesquisa Translacional em Transtornos de Humor e Suicídio (CEPETTHS). Seus objetivos são prestar assistência à população da região e desenvolver pesquisas translacionais sobre depressão e transtorno bipolar;
  • Reitor da Univates é eleito presidente da Abruc;
  • Os cursos Superior de Tecnologia em Gestão Financeira e Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, ambos ofertados na modalidade a distância, receberam conceito máximo (5) em avaliação in loco do MEC para fins de reconhecimento dos cursos.

Novembro

  • Criação de polos de EAD nos municípios de Porto Alegre e Ibirubá.

Dezembro

  • Assinado o convênio que deu início às atividades da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates;
  • Univates forma primeira turma de Medicina;
  • Aprovação, pelo CNE, do MEC, do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates, ficando no aguardo da homologação - aulas previstas para iniciar em janeiro de 2020;
  • Obtenção de parecer favorável do CTC-ES da Capes para oferta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - mestrado -, que aguarda o parecer e a homologação do CNE, do MEC, para início das aulas;
  • O curso de Odontologia, bacharelado, recebeu conceito máximo (5) em avaliação in loco do MEC para fins de reconhecimento do curso;
  • A Univates é a melhor universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação, conforme dados divulgados pelo MEC. Em nível nacional, a Instituição figura como a terceira melhor universidade privada nesse conceito;
  • Em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), a Univates é a 3ª melhor universidade privada da região Sul do País e a 6ª melhor universidade privada do Brasil. A Instituição manteve-se com nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5);
  • Lançamento do Start Univates, portal dedicado aos inscritos no vestibular, seja na graduação presencial ou a distância, seja em curso técnico. O site univates.br/startunivates traz informações como o local, dia e horário da prova agendada, além de conteúdos com dicas de como se preparar para a avaliação. No portal, o estudante pode realizar sua matrícula de forma on-line e acompanhar as etapas de seu ingresso como aluno da Univates.

Destacam-se os cursos de graduação e técnicos e alguns setores e atividades que em 2019 completaram 5, 10, 15, 20, 25 ou 50 anos de funcionamento.

5 anos

  • Curso de Medicina, bacharelado;
  • Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia;
  • Curso Técnico em Comunicação Visual;
  • Bicivates - sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates, que oferece a seus usuários uma alternativa sustentável e saudável para o deslocamento dentro e fora do campus de Lajeado;
  • Centro Cultural - inclui o Teatro Univates, que proporciona o acesso à programação cultural, e a Biblioteca;
  • Programa Univates & Você - criado com o intuito de aproximar a comunidade regional e a Univates;
  • Estádio Olímpico - referência em infraestrutura e uma ótima opção para a prática de atividades físicas.

10 anos

  • Curso de Engenharia de Alimentos, bacharelado;
  • Curso de Engenharia Civil, bacharelado;
  • Programa Ajudarinho - lançado em 2009 (na época recebeu o nome de Fundo 40) como uma das ações de comemoração dos 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, o programa concede bolsas de estudos a alunos carentes da Univates;
  • TV Univates - emprega esforços para disponibilizar conteúdo televisivo credível e de qualidade aos seus telespectadores;
  • Troca-Troca de Livros - a ação, que visa a estimular a leitura, a reutilização e o compartilhamento de livros, teve sua primeira edição na inauguração do antigo Museu Regional do Livro.

15 anos

  • Curso de Engenharia Ambiental, bacharelado;
  • Curso Técnico em Edificações;
  • Grupo de Teatro da Univates - tem como objetivo representar a Univates em eventos internos e externos, ampliando a visão cultural da academia;
  • Núcleo de Cultura - fomento às artes e à cultura no Vale do Taquari, atualmente vinculado ao setor de Cultura e Eventos.

20 anos

  • Curso de Direito, bacharelado;
  • Curso Técnico em Enfermagem;
  • Curso de Química Industrial, bacharelado.

25 anos

  • Curso de Pedagogia, licenciatura;
  • Curso de Administração - Linha de Formação Específica (LFE) em Comércio Exterior (inicialmente ofertado como curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior).

50 anos

  • Curso de Letras, licenciatura.

Os cursos de graduação que em 2019 completaram 5, 10, 20, 25 ou 50 anos de funcionamento são ofertados na modalidade presencial.