Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Impactos Cognitivos e Epistemológicos

Relatório Social

2019

Os impactos cognitivos e epistemológicos estão relacionados à produção e aquisição do conhecimento. Nessa perspectiva, a Univates orienta a produção do saber, influenciando definições sobre a agenda científica, a partir da relevância e da pertinência social, e articulando a relação entre tecnociência e sociedade, permitindo o controle e a apropriação social do conhecimento.

Pesquisa

A atividade de pesquisa está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimulada desde o início da existência da Instituição e nas mais diversas áreas do conhecimento científico.

Durante o ano de 2019 estiveram envolvidos diretamente nos projetos de pesquisa 58 professores doutores e 212 alunos com bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação oriundas da Univates, de órgãos de fomento externo, entre outros, atuando nos 45 projetos de pesquisa institucionais vinculados aos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu, os quais possuem subprojetos vinculados. Do total de pesquisas desenvolvidas na Instituição, 66 projetos de pesquisa receberam fomento externo. Dentre eles, há projetos institucionais, projetos de editais de órgãos de fomento e projetos vinculados ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

212 alunos com bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação.

174

alunos de graduação

38

alunos de Ensino Médio

Em 2019:

Bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação destinadas a alunos de graduação e de Ensino Médio

Bolsa de Iniciação Científica (BIC)
Órgão financiador Nº de bolsas Nº de bolsistas
CNPq 19 32
Fapergs 15 26
Univates 97 144
Bolsa de Ensino Médio (BEM)*
Órgão financiador Nº de bolsas Nº de bolsistas
CNPq 27 38
Bolsa de Iniciação Tecnológica e Inovação (Biti)
Órgão financiador Nº de bolsas Nº de bolsistas
CNPq 8 12
Empresa 14 17
Fapergs 2 6
INCT 1 2

* Bolsa de iniciação científica concedida a estudantes de Ensino Médio.
Legenda: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Fapergs - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; INCT - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
Observação: o número de bolsistas é maior do que o número de bolsas, pois durante o ano pode haver troca de bolsistas e, assim, uma cota de bolsa pode ser utilizada por mais alunos em momentos distintos.

Os editais de projetos de pesquisa priorizam áreas nas quais a Univates busca concentrar esforços para contribuir para o desenvolvimento regional e o institucional. Os editais quadrienais (2017-2020) apoiam pesquisas nas seguintes áreas:

  • » Ambiente e Desenvolvimento;
  • » Ensino de Ciências Exatas;
  • » Ensino;
  • » Biotecnologia;
  • » Saúde Coletiva;
  • » Medicina;
  • » Engenharia.

Saiba mais: www.univates.br/pesquisa.

Comitê de Ética em Pesquisa

A Univates mantém, desde 2005, devidamente registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o Comitê de Ética em Pesquisa (Coep). O Comitê é um colegiado multiprofissional, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, reconhecendo as pesquisas como eticamente adequadas.

Durante o ano de 2019 o Coep analisou 166 projetos de pesquisa.

Comissão de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), mantida pela Univates desde 2011, é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender e contribuir para que os direitos dos animais utilizados em pesquisa, ensino e extensão sejam respeitados conforme padrões éticos e legais.

A Univates possui credenciamento para a atividade de produção, manutenção ou utilização de animais em ensino ou pesquisa científica.

Em 2019 foram analisados cinco protocolos por esta Comissão.

A atividade de pesquisa da Univates permite, ainda, que diversas ações sejam pensadas e executadas em caráter institucional ou voluntário, beneficiando a comunidade do Vale do Taquari nos âmbitos social e ambiental.

Encontros e oficinas de educação ambiental para separação de resíduos

O grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, conduziu encontros e oficinas de educação ambiental para separação de resíduos nos municípios que integram o consórcio do G8 (Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério).

As ações são exigidas nos planos de gerenciamento em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foram desenvolvidas com os multiplicadores, que são representantes de cada um dos oito municípios. Ao todo, foram 42 encontros e 150 multiplicadores formados, que atingiram diretamente 5.430 pessoas e mais de 18 mil indiretamente.

Grupo busca identificar patologias em edificações de escolas da região

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patologia das Construções (Geppat), formado por professores e estudantes do curso de Engenharia Civil da Univates, faz o levantamento de manifestações patológicas (fissuras, bolor, deformações, carbonatação) nos prédios de escolas públicas do Vale do Taquari, com possibilidade de auxiliar com projetos de reparos nas instituições visando ao bem-estar dos alunos.

Formado por estudantes voluntários que são acompanhados por professores, o grupo está em contato com as escolas, onde farão levantamento das necessidades da estrutura. No ano de 2019 o grupo realizou atividades no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado.

Eventos buscam ampliar as discussões relacionadas às matas ciliares

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Univates realizou o 1º Simpósio da Mata Ciliar e o 7º Fórum Regional da Mata Ciliar. Os eventos buscam ampliar as discussões relacionadas às matas ciliares a partir do compartilhamento e da apresentação de técnicas com cunho científico aplicadas no processo de recuperação das áreas que contemplam essas formações vegetais, auxiliando técnicos ambientais na implantação de programas locais e contribuindo para integrar novos atores sociais em seus respectivos municípios.

Os eventos são uma realização da Univates, da Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Taquari-Antas, vinculada ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, e do Observatório do Código Florestal. Têm o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari.

Agrobiodiversidade e agroecologia são temas de eventos

Em sua essência, a agroecologia e a agrobiodiversidade propõem um modo de pensar a agricultura a partir de um sistema justo, sustentável e ambientalmente orientado. Para debater sobre a produção de alimentos de forma segura, a Univates realizou de forma simultânea, no dia 16 de outubro, o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari/RS.

Ciências para Meninas

Em 2019 a Univates foi uma das instituições contempladas pelo edital Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançado pelo CNPq. O objetivo do edital é apoiar projetos que visem a estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica.

Professor da Univates integra a equipe do MapBiomas

O Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) tem como um dos integrantes um professor da Univates. O projeto busca contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países tropicais.

O MapBiomas, iniciativa de um conjunto de universidades, empresas privadas e organizações não governamentais, utiliza imagens de satélite coletadas desde 1985. Além de catalogar o que foi retirado de vegetação nativa, o projeto consegue interpretar se o espaço foi destinado para área agrícola, urbana, pastagens ou se foi abandonado.

Pesquisas e tratamento para transtornos de humor e suicídio

No mês de setembro de 2019 foi inaugurado, na Univates, o Centro de Pesquisa Translacional em Transtornos de Humor e Suicídio (CEPETTHS). Seus objetivos são prestar assistência à população da região e desenvolver pesquisas translacionais sobre depressão e transtorno bipolar.