Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
Em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e considerando a missão e a visão institucional, o Programa de Avaliação Institucional da Univates (Paiuni) norteia e conduz os processos de avaliação para gerar informações e ações que garantam os compromissos institucionais em razão da natureza comunitária da Instituição, primando por princípios democráticos, transparentes e autossustentáveis, com foco na excelência acadêmica e com respeito à pluralidade e à liberdade de pensar e agir.
A Univates entende que os processos de planejamento e avaliação devem estar articulados e atingir a globalidade institucional, contemplando todas as instâncias e dimensões acadêmicas e administrativas. Assim, levam em conta as exigências legais e as especificidades da Instituição, estabelecendo um ciclo contínuo de retroalimentação que colabora não apenas para o desenvolvimento institucional, mas também para o da sociedade na qual está inserida.
A autoavaliação compreende todos os processos avaliativos realizados pela própria Univates. É coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a quem cabe definir a metodologia, os procedimentos e os objetivos dos processos avaliativos, bem como construir e avaliar a proposta da autoavaliação, buscando aproximá-la do projeto da Instituição. Algumas avaliações são realizadas de forma periódica e outras, de forma esporádica.
Em 2019 foram realizados diversos processos de autoavaliação vinculados ao Paiuni, como:
Participação dos alunos
Participação dos professores
Participação dos alunos
Participação dos professores
Participação dos tutores
Já a Pesquisa de Empregabilidade dos Egressos, que objetiva identificar a contribuição da Univates na formação e na trajetória profissional dos diplomados, contemplou os egressos dos seguintes cursos na edição de 2019:
Bacharelados
Tecnológicos
Sequencial
Essa avaliação adota como metodologia uma pesquisa trienal com egressos de cada curso.
A avaliação externa contempla as avaliações realizadas por comissões designadas pelo MEC ou outros órgãos, compreendendo, entre outras, a avaliação da Instituição, as avaliações de curso e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O Índice Geral de Cursos (IGC) considera em sua composição a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu.
Ao obter o conceito 3,4581, equivalente à faixa 4 desse indicador, no último resultado divulgado (2018), a Instituição alcançou o seu melhor IGC contínuo desde que o índice começou a ser calculado.
Desde 2010 a Univates vem mantendo-se na faixa 4 desse indicador, em uma escala de 1 a 5.
Observação: o IGC de 2019 será divulgado ao longo de 2020.
Em relação ao Conceito Institucional (CI), a Instituição possui conceito 4 para a modalidade presencial e 5 para a modalidade a distância.
As avaliações dos cursos de graduação são o Enade e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao longo de 2019 os cursos de Odontologia, bacharelado - ofertado na modalidade presencial -, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - estes três últimos ofertados na modalidade a distância - foram avaliados in loco pelo Inep para fins de reconhecimento. Todos obtiveram conceito máximo na avaliação (nota 5).
Além da avaliação realizada pelo Inep, outros órgãos realizam avaliações externas. Destaca-se a Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação stricto sensu.
Programas de pós-graduação stricto sensu, cursos e conceitos obtidos perante a Capes
Programa de Pós-Graduação (PPG) | Curso | Conceito* |
---|---|---|
PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) | Mestrado** | 5 |
Doutorado** | 5 | |
PPG em Biotecnologia (PPGBiotec) | Mestrado** | 4 |
Doutorado** | 4 | |
PPG em Ensino (PPGEnsino) | Mestrado** | 4 |
Doutorado** | 4 | |
PPG em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) | Mestrado*** | 5 |
Doutorado*** | 5 | |
PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) | Mestrado*** | 3 |
* Escala de 1 a 7, sendo 7 a nota máxima.
** Acadêmico
*** Profissional
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - mestrado: em dezembro de 2019 o curso obteve parecer favorável do Conselho Técnico-Científico de Educação Superior (CTC-ES) da Capes, ficando no aguardo do parecer e da homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE), do MEC, para início das aulas.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - doutorado: em dezembro de 2019 o CNE aprovou o doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas da Univates. As aulas estão previstas para iniciar em janeiro de 2020.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos e o desenvolvimento de competências e habilidades para a sua formação. É aplicado anualmente pelo Inep seguindo um ciclo de avaliação trienal.
Os últimos resultados disponibilizados pelo Inep apresentam os conceitos dos cursos que foram avaliados no ano de 2018, sendo o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), este último determinando a renovação de reconhecimento de cada um dos cursos avaliados.
Cursos avaliados | Modalidade | Conceito Enade* | Conceito IDD* | Conceito CPC* |
---|---|---|---|---|
Administração, bacharelado | Presencial | 3 | 3 | 4 |
Ciências Contábeis, bacharelado | Presencial | 3 | 3 | 4 |
Design, bacharelado | Presencial | 3 | 3 | 4 |
Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda | Presencial | 5 | 5 | 5 |
Direito, bacharelado | Presencial | 3 | 3 | 4 |
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia | Presencial | 4 | 4 | 4 |
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira | Presencial | 5 | 3 | 4 |
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos | Presencial | 4 | 3 | 4 |
Jornalismo, bacharelado | Presencial | 4 | 5 | 4 |
Curso Superior de Tecnologia em Logística | Presencial | 4 | 4 | 4 |
Psicologia, bacharelado | Presencial | 4 | 4 | 4 |
Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, bacharelado | Presencial | 2 | 2 | 3 |
Relações Internacionais, bacharelado | Presencial | 3 | 5 | 5 |
* Escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.
Legenda: Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; CPC - Conceito Preliminar de Curso.