Centro Tecnológico de Música SOMar

ISSN
Título do Volume
Resumo
A reflexão sobre a cultura musical e a influência da música na sociedade brasileira atual são determinantes para a conscientização da educação musical. Assim, sabe-se que a música relaciona o ser humano como um todo, desde o corpo até a mente. Todo som é movimento, a forma que relacionamos esse som com os sentimentos é que determinam premissas como tradicionalidade e bem-estar. Esses sentimentos gerados pela música são únicos e baseados em experiências determinam o humor e o desenvolvimento do ser humano. Já o perpassar das emoções do músico para o ouvinte é uma característica inexplicável da música, que ao longo da história passou por inúmeras modificações e serviu como manifestação cultural. O experienciar um instrumento musical deve ser oportunizado a todos, a educação musical e a inclusão de pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Down são pontos destacados no presente trabalho. Deste modo, realizou-se uma conversa com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (ADEFIL), Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais (APADEV) e Associação de Surdos de Lajeado (ASLA), localizadas no município de Lajeado/RS. A partir disso, o Centro Tecnológico de Música SOMar, localizado no Bairro São Cristóvão, na cidade de Lajeado/RS/BRA, vem a proporcionar essa experiência musical, com a infraestrutura adequada para atender a todos, objetivando-se a inclusão social, como o próprio nome remete, o somar de pessoas portadoras ou não de deficiências. Compondo-se dos setores: Administrativo, Eventos, Educacional, Serviços e Área Aberta, o local proporciona a integração e o lazer entre sociedade, estudantes e profissionais da área musical. Compreende que os embasamentos teóricos do tema, identificação de referenciais arquitetônicos, a análise do terreno adotado e a apresentação da composição de projeto, analisados nos capítulos auxiliam para a elaboração da etapa de Trabalho de Conclusão de Curso II. Oportunizar essa educação musical para todos contribui com uma sociedade mais consciente do poder e da força dos sentimentos em relação ao próprio indivíduo, trazendo clareza e proporcionando o autoconhecimento de cada pessoa, educando psicologicamente e trazendo benefícios de mobilidade, ou seja, considerando a mente e corpo.

Reflection on musical culture and the influence of music on Brazilian society nowadays are determinants for awareness of music education. It is known that music connects the human being as a whole, from the body to the mind. Every sound is movement, the way we relate that sound to our feelings determines premises as traditionality and well-being. These feelings generated by music are unique and based on experiences that determine human mood and development. The pervade of emotions from the musician to the listener is an inexplicable characteristic of music, which has numerous modifications throughout history and has served as a cultural manifestation.The experience of playing an instrument must be experienced to all individuals, music education and the inclusion of people with visual impairment, hearing impairment, physical disabilities, and Down Syndrome are emphasized in this study. Based on these discussions, the SOMar Music Technology Center, located in the São Cristóvão neighborhood in Lajeado/RS/BR, provide this musical experience, with the appropriate infrastructure to accommodate everyone, with the intention to promote the social inclusion, as its name suggests— the addition or approximation of individuals with or without disabilities. The center consists of the sectors: Administration, Events, Education, Services, and Open Area, providing integration and recreation for society, students, and music professionals. The theoretical foundations, the identification of architectural references, the analysis of the ground, and the presentation of the project composition, as discussed in the chapters, contribute to the later development of the Final Course Work part II. Providing opportunities for this musical education for everyone contributes to a society that is more aware of the power and strength of feelings in relation to the individual, bringing clarity and providing each person with self-knowledge, psychologically educating and bringing benefits of mobility considering the mind and the body.
Palavras-chave
Arquitetura; Música; Inclusão social; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Física; Síndrome de Down; Architecture; Music; Social Inclusion; Visual impairment; Hearing impairment; Physical Disability; Down Syndrome
Citação
SCHUCK, Mariana Menegat. Centro Tecnológico de Música SOMar. 2023. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4319.