Arquitetura e Urbanismo
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- ItemAcesso AbertoEster Goes Miranda: centro multidisciplinar de ensino, produção e popularização de ciências da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES(2024-12) Delazeri, Gabriela Mezacasa; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007; Pereira, Cristiano Zluhan; Sá, Jauri dos Santos; Heck, Marcelo ArioliEste trabalho tem por objetivo apresentar o projeto das etapas do Trabalho de Conclusão de Curso I e II, desenvolvida no curso de graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Baseia-se em pesquisas desenvolvidas na primeira etapa de Trabalho de Conclusão de Curso. Propõe-se, como projeto, a criação de um centro multidisciplinar de ensino, produção e popularização de Ciências no campus da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que recebe o nome de Ester Goes Miranda. O estudo foi motivado pela falta de incentivo ao ensino de ciências de forma mais didática e divertida, considerando ser ensinamentos importantes para a formação de cidadãos conscientes com o meio ambiente. Outro motivador é a ainda carência de representatividade feminina no meio científico e acadêmico, o que faz necessário propostas de incentivo às meninas em fases de ensino fundamental e médio.
- ItemAcesso Aberto[re]habita: do vazio ao novo morar(2024-12) Delazeri, Bárbara; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007; Pereira, Cristiano Zluhan; Sá, Jauri dos Santos; Heck, Marcelo ArioliO presente estudo aborda as questões relacionadas ao direito de acesso à moradia digna, acompanhado de aspectos fundamentais como a garantia do acesso à cidade. Ao compreender de forma ampla o histórico da habitação social no Brasil, é possível identificar fraquezas em relação a produção e implementação de políticas públicas habitacionais, em grande parte proveniente da descontinuidade das políticas habitacionais por parte dos governos. Ao aprofundar os estudos sobre a temática de habitação social brasileira, entende-se que a ineficiência das políticas públicas acarretaram o crescimento expressivo do déficit habitacional, associado ao esvaziamento dos centros urbanos e o surgimento de moradias informais. A partir destes questionamentos e incertezas relacionadas as questões habitacionais, o trabalho busca como proposta a utilização de um imóvel público subutilizado na área central da cidade de Porto Alegre. Ao propor a reabilitação de uma edificação em degradação e subutilizada como solução para amenizar a precariedade da demanda habitacional, dessa forma, possibilitasse o acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, racial e espacial. Ao garantir um ambiente seguro de habitar, viabiliza-se a construção de cidades mais justas e inclusivas, possibilitando acesso a saúde e educação de qualidade e a cidadania.
- ItemAcesso AbertoCRAS- nova sede para o município de Nova Bréscia(2024-12-10) Biasibetti, Daniela Bettio; Alves, Augusto; Sá, Jauri dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves, Augusto; Weizenmann, Jamile; Santos, Alessandra GobbiO presente estudo tem como finalidade a análise, compreensão e criação do embasamento teórico para a proposta de uma nova sede para o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no município de Nova Bréscia, no estado do Rio Grande do Sul, que será realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – Etapa II no curso de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa objetiva o entendimento do tema de assistência social no Brasil, no Estado e no município, pesquisando referências no passado, bem como, programas que vêm sendo realizados hoje em dia e que fomentam a integração social de indivíduos e de famílias em situações de vulnerabilidade. O projeto será implantado no bairro São Cristóvão, que facilita o acesso dos usuários e localiza-se próximo à região central da cidade. Ainda, para embasar a proposta, realizou-se a análise teórica do tema, do município e de referenciais parecidos, que auxiliaram na elaboração do programa de necessidades proposto.
- ItemAcesso AbertoSaidan- associação assistencial(2024) Reichert, Leandro; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Sá, Jauri dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Alves, Augusto; Santos, Alessandra GobbiEste artigo trata, acima de tudo, sobre a importância e influência de um espaço, seja ele físico ou não, na vida daqueles que o ocupam. O estudo desenvolvido neste Trabalho de Conclusão de Curso busca, primeiramente, conhecer e compreender a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e de jovens de comunidades carentes para, por fim, aplicar princípios da Arquitetura, do Urbanismo e do paisagismo, como instrumento de transformação da vida e da realidade dessas pessoas. A função primordial da Arquitetura é prover abrigo. Este trabalho trata, sim, da Arquitetura por sua função técnica, mas busca, principalmente, aprofundar-se sobre uma óptica acolhedora, com um olhar sensível àqueles que virão a utilizar este espaço. Esta pesquisa irá propor novos equipamentos, usos e atividades para a SAIDAN - Associação de Assistência à Infância e à Adolescência, que hoje acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com a requalificação dessa área, a Associação passa a ser abrigo e acolhimento, não apenas daqueles que têm a Saidan como seu lar atualmente, mas de toda uma comunidade que carece, historicamente, de direitos básicos da sociedade.
- ItemAcesso AbertoInstituto SONARTE: escola de música e produção audiovisual(2024-12-02) Richter, William Carlos; Alves, Augusto; Sá, Jauri Dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1956380413461597; Alves, Augusto; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Gobbi, AlessandraProjeto de arquitetura intitulado: Instituto SONARTE - Escola de Música e Produção Audiovisual. O Instituto SONARTE surge como uma proposta inovadora que une ensino musical e produção audiovisual, respondendo à necessidade de um espaço multifuncional voltado para o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade. Localizado no centro de Lajeado/RS, o projeto oferece uma plataforma para a descoberta de talentos e a criação de conteúdo digital, integrando arte e tecnologia em um ambiente dinâmico e acolhedor. Com salas modulares, estúdios de gravação de alta tecnologia e espaços para apresentações ao vivo, a escola foi projetada para atender diferentes públicos e formatos de ensino. A integração entre áreas internas e externas, como pátios e áreas verdes, promove interação, criatividade e conexão entre alunos, professores e a comunidade. O auditório, com capacidade para até 150 pessoas, é um dos elementos centrais do projeto. Este espaço foi concebido para acolher apresentações musicais, palestras, workshops e eventos culturais, oferecendo infraestrutura de alta qualidade acústica e tecnológica. Além de ser um ponto de encontro entre artistas e público, o auditório reforça o papel da escola como um centro de difusão cultural, fomentando a troca de conhecimento e experiências. Ao unir ensino, produção e exibição artística em um único espaço, o Instituto SONARTE fortalece a identidade cultural local, valoriza talentos regionais e conecta a comunidade ao cenário global. A fusão entre tradição e modernidade inspira novas possibilidades criativas, posicionando o SONARTE como um catalisador de transformação individual e coletiva.