Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A organização do espaço físico de uma empresa é fundamental para o crescimento produtivo, para a economia das matérias primas usadas e o tempo necessário para concluir todas as etapas do processo produtivo. A segurança dos funcionários é algo de extrema importância para a empresa, principalmente para aquelas que trabalham com maquinário pesado como a Electro Ferrel, por este motivo, o estudo de leiaute se torna muito relevante. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo estudar as condições do leiaute de uma pequena empresa familiar localizada no interior do Rio Grande do Sul e propor melhorias que possam ser realizadas no seu processo produtivo. A metodologia utilizada é baseada em revisões literárias de livros e artigos científicos publicados, assim como da observação in loco. Sendo assim, serão mostrados aqui os principais tipos de leiautes existentes, suas vantagens e desvantagens e o porquê do estudo de arranjo físico ser tão importante para uma empresa como a Electro Ferrel.

The organization of a company's physical space is fundamental for productive growth, for the economy of raw materials used and the time needed to complete all stages of the production process. Employee safety is extremely important for the company, especially for those that work with heavy machinery like Electro Ferrel, for this reason, the layout study becomes very relevant. Therefore, this research aims to study the layout conditions of a small family business located in the interior of Rio Grande do Sul and propose improvements that can be carried out in its production process. The methodology used is based on literary reviews of published books and scientific articles, as well as on-site observation. Therefore, the main types of existing layouts will be shown here, their advantages and disadvantages and why the study of physical arrangement is so important for a company like Electro Ferrel.
Palavras-chave
Leiaute; Arranjo físico; Manufatura; Physical arrangement; Manufacturing Process; Layout
Citação
BEUS, Rian Iron Martini. MELHORIA DE PROCESSOS DE MANUFATURA BASEADO EM UM ESTUDO SOBRE ARRANJO FÍSICO EM UMA EMPRESA FAMILIAR. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Administração, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3868.
Coleções