Relação entre estado nutricional e o consumo de sódio em adultos hipertensos

Carregando...
Imagem em miniatura
2023-06-19
Orientador
Conde, Simara Rufatto
Banca
Fassina, Patricia
Gonçalves, Juliana Silveira
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelos níveis elevados de pressão sanguínea nos vasos arteriais. É multifatorial, podendo ser desenvolvida de forma isolada ou associada ao agravamento de outras patologias. O processamento dos alimentos traz impactos na qualidade nutricional das refeições, sendo que o consumo de alimentos ultraprocessados são geralmente de alta densidade energética e baixa qualidade nutricional, e é frequentemente associado ao aumento do risco de HAS e obesidade. Objetivo: Relacionar o estado nutricional e o consumo de sódio em adultos hipertensos. Metodologia: Estudo transversal quantitativo. A amostra foi por conveniência, constituída por 49 adultos atendidos em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do interior do Rio Grande do Sul. Foram coletados dos prontuários de adultos hipertensos os seguintes dados: data de nascimento, data da consulta nutricional, sexo, peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e o recordatório alimentar de 24hs (R24hs) de um dia anterior à consulta nutricional. O estado nutricional foi classificado de acordo com os pontos de corte do IMC da Organização Mundial da Saúde (1998). Para avaliar o consumo alimentar de sódio, foi calculado o R24hs através do Software de Nutrição DietSmart® e comparado com o preconizado pela 8ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (BARROSO et al., 2020). Para avaliar o consumo de alimentos industrializados, pelos pacientes foram calculadas as calorias provenientes destes alimentos e elaborado o percentual em relação ao valor energético total (VET) e comparado com o preconizado pelo Guia alimentar para a população brasileira (2014). Os dados foram analisados através de tabelas pelos testes: Teste de associação Teste Exato de Fisher e Teste não paramétrico Mann-Whitney e Teste não-paramétrico Kruskal-Wallis. Os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5% (p≤0,05). Resultados: A maioria das participantes era do sexo feminino (83,7%), tinha entre 40 a 50 anos (40,8%), e estava com obesidade grau I (34,7%). A amostra investigada consumiu (57,4%) a mais de sódio do que o recomendado. O consumo de industrializados em % das kcal do VET total foi de (51,3%). O estado nutricional eutrofia, sobrepeso e obesidade grau II, estava significativamente associada à idade maior de 50 anos (p=0,001). O consumo de alimentos industrializados foi significativamente maior nas mulheres (p= 0,017). Conclusão: A maioria dos adultos apresentou obesidade e o consumo de sódio foi maior que o recomendado em ambos sexos.
Hipertensão; Estado nutricional; Alimentos industrializados
Citação
VAZ, Cassuelen Dos Santos. Relação entre estado nutricional e o consumo de sódio em adultos hipertensos. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3712.
Coleções