Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de uma situação extrema de trabalho ou um desafio em um período da vida. Estudos indicam que o burnout está presente em estudantes dos cursos de graduação em enfermagem, e em seus resultados identificaram altos níveis de esgotamento. O objetivo deste estudo é verificar a presença da síndrome de burnout nos graduandos de enfermagem de uma instituição privada do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, exploratório, descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada com 19 estudantes do nono e décimo semestre do curso de enfermagem de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, nos meses de setembro a outubro de 2023, por meio do instrumento denominado MBI - SS, Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS). Os resultados apresentaram maior prevalência em estudantes do sexo feminino, representado por 16 estudantes (86,2%), o estado civil por 16 estudantes (86,2%) solteiros. A maioria dos estudantes trabalham, totalizando 15 estudantes (78,9%) e 10 (52,6%) são os responsáveis financeiros pelos seus estudos. Os escores analisados revelaram presença da Síndrome de Burnout na amostra estudada, com escores elevados de exaustão e descrença. Concluímos que a Síndrome de Burnout tem acometido estudantes da área de saúde, faz-se necessário o reconhecimento das situações que levam os estudantes à exaustão emocional, considerando a especificidade de seus ambientes de formação.

Burnout Syndrome is a state of emotional exhaustion with symptoms of extreme exhaustion, stress and physical exhaustion resulting from an extreme work situation or a challenge in a period of life. Studies indicate that burnout is present in undergraduate nursing students, and their results identified high levels of exhaustion. The objective of this study is to verify the presence of burnout syndrome in nursing students at a private institution in the state of Rio Grande do Sul. It is a qualitative-quantitative, exploratory, descriptive and cross-sectional study. Data collection was carried out with 19 students from the ninth and tenth semester of the nursing course at a university in the interior of the state of Rio Grande do Sul, from September to October 2023, using the instrument called MBI - SS, Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS). The results showed a higher prevalence in female students, represented by 16 students (86.2%), marital status by 16 students (86.2%) who were single. The majority of students work, totaling 15 students (78.9%) and 10 (52.6%) are financially responsible for their studies. The scores analyzed revealed the presence of Burnout Syndrome in the studied sample, with high exhaustion and disbelief scores. We conclude that Burnout Syndrome has affected students in the health area, it is necessary to recognize the situations that lead students to emotional exhaustion, considering the specificity of their training environments.

El Síndrome de Burnout es un estado de agotamiento emocional con síntomas de agotamiento extremo, estrés y agotamiento físico derivado de una situación laboral extrema o de un desafío en un período de la vida. Los estudios indican que el burnout está presente en los estudiantes de pregrado en enfermería y sus resultados identificaron altos niveles de agotamiento. El objetivo de este estudio es verificar la presencia del síndrome de burnout en estudiantes de enfermería de una institución privada del estado de Rio Grande do Sul. Es un estudio cuali-cuantitativo, exploratorio, descriptivo y transversal. La recolección de datos se realizó con 19 estudiantes del noveno y décimo semestre de la carrera de enfermería de una universidad del interior del estado de Rio Grande do Sul, de septiembre a octubre de 2023, mediante el instrumento denominado MBI - SS, Maslach Burnout Inventory. Encuesta de estudiantes (MBI-SS). Los resultados mostraron una mayor prevalencia en el sexo femenino, representada por 16 estudiantes (86,2%), estado civil por 16 estudiantes (86,2%) que eran solteros. La mayoría de los estudiantes trabaja, totalizando 15 estudiantes (78,9%) y 10 (52,6%) son responsables económicamente de sus estudios. Los puntajes analizados revelaron la presencia del Síndrome de Burnout en la muestra estudiada, con puntajes elevados de agotamiento e incredulidad. Concluimos que el Síndrome de Burnout ha afectado a los estudiantes del área de la salud, es necesario reconocer las situaciones que llevan a los estudiantes al agotamiento emocional, considerando la especificidad de sus ambientes de formación.
Palavras-chave
Burnout; Esgotamento profissional; Estresse emocional; Estudante de Enfermagem; Professional burnout; Emotional stress; Nursing student; Agotamiento; Agotamiento profesional; Estrés emocional; Estudiante de enfermería
Citação
VARGAS, Israel Bizarro De. Síndrome de Bornout em estudantes de enfermagem de uma universidade privada do estado do Rio Grande do Sul. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Enfermagem, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4055.
Coleções