Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Este estudo objetivou avaliar a relação do estado nutricional e síndrome metabólica (SM) com o consumo dos alimentos de idosos atendidos em um Ambulatório de Nutrição do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Estudo quantitativo de corte transversal, realizado com 64 idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde em um ambulatório de nutrição. Verificou-se no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), via sistema Tasy® os dados referentes ao primeiro recordatório alimentar de 24 horas registrado para avaliar os alimentos processados, ultraprocessados, sódio e potássio. Além dos dados de idade, sexo, da primeira avaliação de peso, altura, Índice de Massa Corporal, circunferência abdominal (CA) e circunferência do pescoço (CP), diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), níveis de Pressão Arterial (PA) e exames laboratoriais de glicemia de jejum, colesterol total, lipoproteína de alta densidade (High Density Lipoprotein – HDL) e triglicerídeos. Os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5% (p<0,05). Constatou-se que 90,6% (n=58) dos usuários apresentaram diagnóstico de HAS, 62,5% (n=40) de DM2 e 71,9% (n=46) de SM. Os resultados apontaram que a presença de SM foi significativamente associada ao sobrepeso/obesidade (p≤0,05). A CA adequada associou-se significativamente à classificação de baixo peso e a CA muito elevada ao sobrepeso/obesidade (p≤0,05). A CP elevada foi significativamente associada ao sobrepeso/obesidade (p≤0,05). Não se observou relação significativa entre a presença de SM em idosos e o consumo de processados (p=0,339) e ultraprocessados (p=0,560). Concluiu-se que a maioria dos idosos apresentou estado nutricional de sobrepeso/obesidade, CA classificada como muito elevada, CP elevada, HAS, DM2 e SM. Os idosos com sobrepeso/obesidade associaram-se a presença da SM, e a CA e CP aumentadas. Em relação ao consumo de alimentos com o estado nutricional e a SM não se observou associação significativa.
Síndrome Metabólica; Estado nutricional; Idoso
Citação
SILVA, Andressa Baumhardt Da. Relação do consumo de alimentos com o estado nutricional e a síndrome metabólica em idosos. 2021. Monografia (Graduação em Nutrição) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 jun. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3318.
Coleções