Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Esta pesquisa, de cunho qualitativo e descritivo, aborda o uso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas escolas municipais do perímetro urbano no município de Venâncio Aires/RS/BRA. Tem como principal objetivo investigar como os professores de Educação Física compreendem o desenvolvimento de aulas de Educação Física ao ar livre e sobre a utilização dos espaços externos próximos à escola nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física de escolas públicas municipais de Venâncio Aires/RS. Além disso, também foram mapeadas e realizou-se registros fotográficos de possíveis áreas ao ar livre nas quais poderiam ser realizadas aulas de Educação Física. As análises das respostas foram feitas pelo método denominado de análise textual discursiva e a discussão com o referencial teórico. Constatou-se que os entrevistados utilizam os espaços ao ar livre disponíveis para a realização de suas aulas e sabem da importância da realização dessas práticas nesse meio. Porém, nessas aulas de Educação Física, existe predominância pela realização de esportes como: futebol, voleibol e atletismo, embora se trabalhe também com práticas de aventura. Conclui-se que é importante oportunizar aos alunos vivências também ligadas ao meio ambiente e práticas corporais interligando com outras disciplinas escolares, propondo atividades como: pedaladas, caminhadas, trilhas de conscientização. Por meio delas, os alunos frequentam esses ambientes e podem se conscientizar quanto à questão de preservação desse espaço. Isso contribuirá para que ele crie identidade com esses espaços da cidade.
Educação Física escolar; Espaços ao ar livre; Ensino Fundamental
Citação
ARENHARDT, Guilherme Vinícius. USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4306.