Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Objetivo: Relacionar o estado nutricional e adequação do consumo de micronutrientes de gestantes de alto risco com a presença de diabetes mellitus tipo 2, diabetes mellitus gestacional, hipertensão arterial sistêmica e pré-eclampsia. Métodos: Estudo transversal, realizado a partir de dados antropométricos e do consumo alimentar dos prontuários de 254 gestantes de alto risco. O estado nutricional pré-gestacional foi classificado conforme a Organização Mundial da Saúde (1998) e o gestacional segundo Atalah (1997). Os micronutrientes foram calculados a partir do recordatório de 24 horas e classificados de acordo com as Dietary Reference Intakes (2019). Os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5% (p0,05). Resultados: A ingestão adequada de zinco (p=0,027) e consumo abaixo do recomendado de vitaminas B2 (p=0,011) e A (p=0,004), foram significativamente associadas com elevação da pressão arterial. O estado nutricional pré-gestacional e no último trimestre de gestação classificados como eutrofia e sobrepeso foram significativamente associadas à ausência de pressão arterial alterada (p≤0,01) e a obesidade associada à elevação da pressão arterial (p≤0,01). O estado nutricional pré-gestacional e ao final da gestação classificados como sobrepeso foram relacionados ao diabetes mellitus gestacional (p≤0,01). Conclusões: O estado nutricional pré-gestacional e ao final da gestação classificados como obesidade foi associado a elevações da pressão arterial ao consumo adequado de zinco, e abaixo do recomendado pelas Dietary Reference Intakes de vitaminas B2 e A. O sobrepeso pré-gestacional e no último trimestre gestacional foi significativamente associado à presença de diabetes mellitus gestacional.

Objective: To relate the nutritional status and adequacy of micronutrient consumption of high-risk pregnant women with the presence of type 2 diabetes mellitus, gestational diabetes mellitus, systemic arterial hypertension, and preeclampsia. Methods: This was a cross-sectional study based on anthropometric data and food consumption of 254 high-risk pregnant women. Pre-gestational nutritional status was classified according to the World Health Organization (1998) and gestational status according to Atalah (1997). Micronutrients were calculated from the 24-hour records and classified according to the Dietary Reference Intakes (2019). The results were considered significant at a significance level of 5% (p0.05). Results: Adequate zinc intake (p = 0.027) and below-recommended intake of vitamins B2 (p = 0.011) and A (p = 0.004) were significantly associated with elevated blood pressure. Pre-gestational and last trimester nutritional status classified as eutrophy and overweight were significantly associated with the absence of altered blood pressure (p≤0.01) and obesity associated with elevated blood pressure (p≤0.01). Pre-gestational and late gestational nutritional status classified as overweight were related to gestational diabetes mellitus (p≤0.01). Conclusions: Pre- gestational and late gestational nutritional status classified as obesity were associated with elevations in blood pressure to adequate zinc intake, and below that recommended by the Dietary Reference Intakes of vitamins B2 and A. Pre- gestational overweight in the last gestational trimester was significantly associated with the presence of gestational diabetes mellitus.
Palavras-chave
Gestação de Alto Risco; Diabetes Gestacional; Hipertensão; Estado Nutricional; Pregnancy; High Risk; Diabetes Gestational; Hypertension; Nutritional status
Citação
MOESCH, Eveline Cristina. Relação do estado nutricional com a adequação do consumo de micronutrientes de gestantes de alto risco. 2019. Monografia (Graduação em Nutrição) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 nov. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3381.
Coleções