Imagem em miniatura
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
RESUMO A presente monografia é resultado de um estudo sobre o ambiente da sala de aula no cotidiano de bebês da Educação Infantil. O estudo teve como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada em um munícipio no interior do Vale do Taquari, possibilita vivências na sala de aula, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação foi o estudo de caso no qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de uma turma de berçário e entrevista com a professora titular da turma da Educação Infantil. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo teve como base a doutrina de Horn (2004) (2017), para pensar a organização do ambiente. Com Jablon (2008), Zabalza (1998), Barbosa (2008), Brasil (2017), Fundação Abrinq (2020), Gil (2008), Goldenberg (1998), é possível pensar sobre um ambiente seguro e desafiador através de um olhar sensível utilizando o poder da observação. A partir dos aportes teóricos, observações e registros no diário de campo, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação ao ambiente da sala de aula, gostam de explorá-los de diferentes formas, e as práticas realizadas pelas professoras mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.

SUMMARY This monograph is the result of a study on the classroom environment in the daily lives of infants in Early Childhood Education. The study aimed to investigate how an Early Childhood Education school, located in a municipality in the interior of the Taquari Valley, provides experiences in the classroom, especially in a group of infants. The research method used was a case study, which involved the following methodological procedures: observation of a nursery class and an interview with the head teacher of the Early Childhood Education class. Furthermore, the perceptions, affectations, and experiences provided by the research were recorded in a field diary. As theoretical support, this study was based on Horn's doctrine (2004) (2017) to consider the organization of the environment. With Jablon (2008), Zabalza (1998), Barbosa (2008), Brazil (2017), Fundação Abrinq (2020), Gil (2008), Goldenberg (1998), it is possible to think about a safe and challenging environment through a sensitive look using the power of observation. Based on the theoretical contributions, observations, and records in the field diary, it was noticed that infants have a great interest in the classroom environment, enjoying exploring it in different ways, and the practices carried out by the teachers proved to be powerful in stimulating the sensitivities and different expressions of the infants who attend school.
Palavras-chave
bebês; ambiente; sala de aula; Educação Infantil; infants; environment; classroom; Early Childhood Education
Citação
KUHN, Alana Keila. Organização do ambiente interno para bebês: A experiência de uma escola de um município do interior do Vale do Taquari/RS. 2023. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4265.
Coleções