Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A presente monografia é resultado de um estudo sobre a utilização da literatura no cotidiano de bebês durante a Educação Infantil. O estudo tem como objetivo investigar como a escola de Educação Infantil, localizada no município de Nova Bréscia possibilita o acesso à literatura infantil, especialmente em uma turma de bebês. O método utilizado na investigação é a cartografia, conceito abordado por Passos, Kastrup e Tedesco (2014), sobre o qual se desdobra os seguintes procedimentos metodológicos: observação de turma de berçário e elaboração de duas oficinas com a temática Construção de personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Ainda, as percepções, afetações e as experiências proporcionadas pela pesquisa foram registradas no diário de campo. Como aporte teórico, este estudo se baseia em Barbosa e Magalhães (2008) para pensar o breve percurso histórico sobre a literatura infantil voltada para crianças. Com Zilberman (2012) é possível pensar sobre o surgimento dos primeiros textos literários escritos para crianças. A partir dos aportes teóricos, observações, oficinas e registros cartográficos, percebeu-se que os bebês têm grande interesse em relação aos livros, gostam de explorá-los de diferentes formas e as oficinas mostraram-se potentes para aguçar as sensibilidades e as diferentes expressões dos bebês que frequentam a escola.
Bebês; Literatura; Cartografia
Citação
ZANATTA, Liandra Fontana. A literatura infantil para bebês em uma escola de Educação infantil, no município de Nova Bréscia/RS. 2021. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 dez. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3463.
Coleções