Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Introdução: O Câncer é uma das doenças mais incidentes do mundo, está entre as principais causas de morte, assim, como, é um dos diagnósticos de maior impacto na qualidade e expectativa de vida das pessoas. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer no Brasil - INCA (2021), o câncer colorretal (CCR) é o terceiro mais incidente na população, são aproximadamente 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Câncer de cólon e reto é apontado como o tumor mais frequente na região Sul do Brasil, sendo que essa condição atinge homens e mulheres, a maior parte com idade superior a 50 anos, no entanto, mundialmente é crescente o número de casos na população mais jovem. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de pacientes com diagnóstico de câncer colorretal na Região do Vale do Taquari. Procedimentos metodológicos: A natureza da pesquisa é do tipo quantitativa, descritiva e exploratória retrospectiva. Foram analisados 252 prontuários, via sistema Tasy, de homens e mulheres maiores de 18 anos, com diagnóstico de câncer colorretal (CCR) comprovado histologicamente no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, usuários do SUS, atendidos no Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born (COBB). Os dados foram tabulados em planilhas Excel e os resultados foram analisados utilizando o software Jamovi 2.3.21. Resultados: o acometimento de CCR foi maior em homens (59.1%), sexagenários (38.89%), brancos (94.4%), casados (63.1%) e com baixo tempo de escolaridade (51.6%). Maior parte possui comorbidades (60.7%) e estava em uso de medicamentos de forma contínua (54.8%). Adenocarcinoma foi o tipo histológico mais prevalente (96.8%), na região retal (27.4%). A abordagem terapêutica adjuvante foi a mais utilizada (31.4%). O índice de óbito na população estudada foi de 17.9%. Conclusão: A pesquisa apontou dados em relação ao perfil sociodemográfico, hábitos de vida, presença de fatores de risco, diagnóstico e terapêutica utilizada nos casos de CCR e gerou importantes dados que poderão ser utilizados para o aprimoramento dos serviços de saúde local e para futuras pesquisas.

Background: Cancer is one of the most common diseases in the world, it is among the main causes of death, as well as one of the diagnoses with the greatest impact on people's quality and life expectancy. According to data from the National Cancer Institute in Brazil - INCA (2021), colorectal cancer (CRC) is the third most common in the population, with approximately 40 thousand new cases diagnosed per year, among men and women. Colon and rectal cancer is identified as the most common tumor in the southern region of Brazil, and this condition affects men and women, most of them over the age of 50, however, worldwide the number of cases in the older population is increasing. young. Objective: To describe the epidemiological profile of patients diagnosed with colorectal cancer in the Vale do Taquari Region. Methodological procedures: The nature of the research is quantitative, descriptive and retrospective exploratory. The medical records were analyzed, via the Tasy system, of men and women over 18 years old, with a histologically proven colorectal cancer (CRC) diagnosis from January 2017 to December 2021, SUS users, treated at the Hospital's Oncology Center Bruno Born (COBB). The data were tabulated in Excel spreadsheets and the results were analyzed using the Jamovi 2.3.21 software. Results: CRC is more common in men, in their sixties, white, married and with little schooling. The majority of the sample had comorbidities and was using medication continuously. Adenocarcinoma was the most prevalent histological type in the rectal region. The adjuvant therapeutic approach was the most used. The death rate in the studied population was 17.9%. Conclusion: The research highlighted the sociodemographic profile, lifestyle habits, presence of risk factors, diagnosis and therapy established for cases of colorectal cancer treated at the Oncology reference service in the Vale do Taquari region.
Palavras-chave
Colorretal; Câncer Colorretal; Epidemiologia do Câncer Colorretal; Colorectal; Colorectal Cancer; Epidemiologic Cancer Colorectal
Citação
BORGHETTI, Micheli Macagnan. Perfil Epidemiológico de Pacientes com Diagnóstico de Câncer Colorretal em um serviço de referência em Oncologia no interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2024. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ciências Médicas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 fev. 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4370.