Elo- Centro de Lazer 60+

ISSN
Título do Volume
Resumo
Em todo o mundo, o envelhecimento populacional é um processo que vem alterando rapidamente a configuração da pirâmide etária dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, em poucos anos, haverá mais pessoas idosas do que jovens compondo o coletivo social do país. Evidencia-se, assim, a necessidade crescente de espaços que promovam o bem-estar e o desenvolvimento de um processo de envelhecimento ativo e com qualidade de vida para o futuro populacional. À vista destas constatações, a proposta a ser desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um Centro de Lazer voltado à população 60+ do Vale do Taquari/RS e região. O trabalho objetiva integrar-se de um estudo e análise de fundamentação teórica acerca do tema escolhido para a proposta, além da estruturação do programa de necessidades desenvolvido para o Centro, e uma pesquisa e análise da área de implantação do projeto e de referenciais arquitetônicos. A observação destes aspectos busca trazer embasamento para o desenvolvimento da etapa II do trabalho, que consiste na concepção projetual.

Around the world, population aging is a process that has been quickly changing the configuration of the age pyramid in developed and developing countries. In Brazil, in a few years, there will be more older people than young people composing the country's social collective. This highlights the growing need for spaces that promote well-being and the development of an active aging process with quality of life for the future population. In view of these findings, the proposal to be developed for the Course Completion Work consists of a Leisure Center aimed at the 60+ population of Vale do Taquari/RS and region. The work aims to integrate a study and analysis of the theoretical basis on the theme chosen for the proposal, in addition to the structuring of the needs program developed for the Center, and a research and analysis of the project implementation area and architectural references. The observation of these aspects quest to provide a foundation for the development of stage II of the work, which consists of the project design.
Palavras-chave
Projeto de arquitetura; Envelhecimento ativo; Saúde; Lazer; Architectural design; Active aging; Health; Leisure
Citação
PIAZZA, Débora. Elo- Centro de Lazer 60+. 2023. Monografia (Graduação) – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4263.