A configuração do corpo feminino no romance A gorda, de Isabela Figueiredo

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O presente trabalho analisa a obra A gorda, de Isabela Figueiredo, explorando a representação do corpo feminino, principalmente através da protagonista Maria Luísa, uma mulher gorda que migra de Moçambique para Portugal. A análise se concentra na forma como o livro aborda as vivências de mulheres gordas na sociedade, discutindo temas como dominação do corpo feminino, opressão histórica das mulheres em uma sociedade patriarcal e as relações de gênero. Além disso, destaca como a escrita é fundamental para Maria Luísa compreender a si mesma e desafia as normas sociais que marginalizam as mulheres gordas. A escolha da obra se dá pela relevância da representatividade e da minha identificação pessoal como mulher gorda, buscando compreender e evidenciar as complexidades e desafios enfrentados por mulheres que fogem dos padrões estéticos impostos pela sociedade.
Gordofobia; Feminismo; Resistência; A gorda; Corpo gordo
Citação
LINK, Etiele Naiane. A configuração do corpo feminino no romance A gorda, de Isabela Figueiredo. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4105.
Coleções