Trabalhando doenças sexualmente transmissíveis a partir de metodologias ativas de ensino: possibilidades de aprendizagem em um centro socioeducativo
Carregando...
Data
2014-12
Autores
Orientador
Martins, Silvana Neumann
Banca
Martin, Silvana Neumann
Rempel, Claudete
Marchi, Mirian Ines
Bõckel, Wolmir
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa objetiva verificar como a temática acerca das doenças sexualmente transmissíveis trabalhadas a partir de metodologias ativas de Ensino, pode auxiliar na melhoria da aprendizagem de alunos de um Centro Socioeducativo. Este estudo foi apresentado como possibilidade de ressignificação do ensino e da aprendizagem na área de Ciências, através de uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar para possibilitar a aproximação entre conteúdos de Ciências/Biologia e Língua Portuguesa. Os subsídios teóricos deste estudo fundamentam-se nas metodologias ativas de ensino, na interdisciplinaridade, no ensino de Ciências e de Língua Portuguesa. O campo de investigação é o Centro Socioeducativo, localizado em Boa Vista – RR. Os sujeitos participantes da pesquisa são dezesseis alunos do Ensino Fundamental e Médio, com faixa etária de treze a dezoito anos e uma professora de Ciências/Biologia. A metodologia de trabalho utilizada para a realização desta pesquisa participante aproxima-se do estudo de caso, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir dos seguintes instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de bordo. Ao final da pesquisa constata-se que, quando é realizado um trabalho interdisciplinar, apoiado nos pressupostos das metodologias ativas de ensino, a aprendizagem pode ser alcançada.
This research aims to see how the theme about the sexually transmitted diseases worked form active teaching methodologies, can assist in improving the leargin of students of na Education Centre. This study was prsented as a possibility of ressignification of the teaching and learning in area of science, through a proposalfor a pedagogical intervention to enable interdisciplinary approach bet ween content of Science/Biology and Portuguese. The theoretical benefits of this study are basead onactive teaching methodologies in interdisciplinary, in science educacion and Portuguese e language. The research field is the Educational Center, locate in Boa Vista-RR. The subjects participating in the research are sixteen middle and high school students, whth ages of thirteen to eighteen years and a teacher of Science/Biology. The methodology used to conduct this survey participant is approaching the case studywith a qualitative approach, The data were collected from the followingin struments: questionnaires, semi-structured interviews and logbook. At the end of the research noted that when is na accomplished interdisciplinary work, supported in the assumptions of active teaching methodologies, learning can be achieved.
This research aims to see how the theme about the sexually transmitted diseases worked form active teaching methodologies, can assist in improving the leargin of students of na Education Centre. This study was prsented as a possibility of ressignification of the teaching and learning in area of science, through a proposalfor a pedagogical intervention to enable interdisciplinary approach bet ween content of Science/Biology and Portuguese. The theoretical benefits of this study are basead onactive teaching methodologies in interdisciplinary, in science educacion and Portuguese e language. The research field is the Educational Center, locate in Boa Vista-RR. The subjects participating in the research are sixteen middle and high school students, whth ages of thirteen to eighteen years and a teacher of Science/Biology. The methodology used to conduct this survey participant is approaching the case studywith a qualitative approach, The data were collected from the followingin struments: questionnaires, semi-structured interviews and logbook. At the end of the research noted that when is na accomplished interdisciplinary work, supported in the assumptions of active teaching methodologies, learning can be achieved.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas de ensino; Interdisciplinaridade; Ensino de ciências
Citação
GOMES, Josélia Mendes. Trabalhando doenças sexualmente transmissíveis a partir de metodologias ativas de ensino: possibilidades de aprendizagem em um centro socioeducativo. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, dez. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/807.