Administração - LFE Análise de Sistemas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 14
  • Item
    Acesso Aberto
    Comportamento do consumidor em relação a bares e pubs na cidade de Lajeado
    (2019-11) Sivinski, Rodrigo; Marmitt, Cristina; http://lattes.cnpq.br/9753567494903449
    Este artigo tem por objetivo identificar o comportamento do consumidor em relação a bares e pubs na cidade de Lajeado. A revisão bibliográfica é importante para o entendimento dos conceitos como: marketing, composto mercadológico, serviço, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor. Para a realização do mesmo, foi executada uma pesquisa de campo em duas etapas: a primeira etapa com caráter qualitativo e exploratório, com 9 (nove) entrevistas de profundidade com donos e freqüentadores destes espaços no município; segunda etapa, com características quantitativas e descritivas, foi elaborado um questionário, o qual foi encaminhado eletronicamente e teve o retorno de 195 (cento e noventa e cinco) pessoas, sendo que apenas 143 (cento e quarenta e três) respondentes são freqüentadores destes bares e pubs. Após o retorno, os questionários foram classificados e analisados. A análise considerou as 3 (três) características mais valorizadas, na hora da escolha de um bar ou pub, em ordem decrescente de importância, sendo assim identificadas as seguintes: atendimento, ambiente e segurança; mapear o perfil e as principais características do comportamento deste consumidor; e além de medir e verificar a possibilidade e aceitação da instalação de um bar voltado para uma proposta de humor.
  • Item
    Acesso Aberto
    Análise de desempenho de redes sem fio ponto-a-ponto com diferentes protocolos do tipo IEEE 802.11
    (2017-01) Rex, Rodrigo; Funke, Edson; http://lattes.cnpq.br/2164373856172858
    As redes sem fio de computadores estão mudando o modo pelo qual as pessoas trabalham ou se relacionam, ou seja, estão presentes em nossas vidas e ao que tudo indica, cada vez mais. O presente trabalho analisa redes sem fio de computadores através do estudo comparativo de desempenho entre os protocolos IEEE 802.11 atualmente comercializados. Para tanto, realizou-se uma fundamentação teórica, abordando conceitos de autores das áreas de redes de computadores e redes sem fio. O método a ser utilizado para o presente estudo será de caráter exploratório, onde foram coletadas informações necessárias para a análise dos dados por meio de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Concluiu-se que ao longo dos anos os protocolos evoluíram proporcionando mais capacidade para as redes sem fio. Acredita-se que o resultado do trabalho possa servir de base para usuários domésticos ou organizacionais na hora de optar pela utilização de um determinado equipamento de rede sem fio.
  • Item
    Acesso Aberto
    Análise e sugestões de melhorias para o processo de costura da empresa Confecções Ferneli Ltda
    (2016-06-12) Domenico, Franciele Di; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932
    Diante do competitivo mercado atual e em constantes mudanças, principalmente econômicas, as empresas precisam conhecer em detalhes, analisar e aperfeiçoar frequentemente seus processos de trabalho, de forma que resulte em vantagem competitiva e aumente sua lucratividade. Mediante o exposto, esta monografia em análise e melhoria de processos, tem como objetivo sugerir melhorias para o processo de costura da empresa Confecções Ferneli Ltda., do ramo de confecção, localizada na cidade de Guaporé/RS. No desenvolvimento da fundamentação teórica abordam-se conceitos de autores das áreas de Gestão de Processos, Análise e Melhoria de Processos, Mapeamento de Processos, Arranjo Físico, Ergonomia, Programa 5S e Influência das Cores no Ambiente. O intuito é atender aos seguintes objetivos específicos: analisar e descrever detalhadamente o processo atual; representar o processo atual em formato de fluxograma; apresentar propostas de melhorias ao processo; representar o processo proposto em formato de fluxograma; e elaborar um quadro com a descrição dos problemas identificados e suas respectivas sugestões de melhorias. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e que utiliza como procedimento técnico o estudo de caso, o qual é específico para o processo e empresa em estudo. Participaram do trabalho as proprietárias da empresa e as costureiras, as quais contribuíram para o entendimento do processo atual e com sugestões de melhorias, por meio da técnica brainstorming. Como resultado, foram elencadas quarenta e sete (47) sugestões de melhorias, as quais irão contribuir positivamente para a melhoria do processo de costura e ser a base para a melhoria dos demais processos da empresa, o que se espera torná-la cada vez mais eficiente, competitiva e lucrativa.
  • Item
    Acesso Aberto
    Plano de negócio para uma confeitaria de Guaporé/RS
    (2015-06) Filipin, Cassandro; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272
    O plano de negócio é uma ferramenta potencial para utilização na tomada de decisão sobre implantações, expansões ou mudança de localidade, que auxilia a todo e qualquer empreendedor que identifica uma oportunidade e queria aproveitá-la. O propósito da presente monografia é analisar a viabilidade de expansão de um negócio familiar visando um aumento na variedade de produtos oferecidos e a adesão de atividade varejista, para a obtenção de maior receita por parte dos proprietários, na cidade de Guaporé/RS. Para tanto, no desenvolvimento da fundamentação teórica, abordou-se conceitos de autores das áreas de empreendedorismo, plano de negócio, administração estratégica, planejamento estratégico, plano de marketing, plano financeiro e plano de gestão de pessoas. Quanto aos objetivos busca-se apresentar as principais características sobre a elaboração de um plano de negócio, analisar a estrutura organizacional da empresa e identificar o potencial de mercado, e por fim apresentar um plano que avalie a viabilidade do projeto. Quanto ao método, relacionado aos objetivos apresenta traços de pesquisa exploratória, quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, já relacionando aos procedimentos técnicos se aplicam as pesquisas bibliográfica, documental e o levantamento. O presente estudo procura identificar as variáveis necessárias para a constituição do novo negócio, analisando o potencial de mercado, elaborando um plano de negócio e realizando a análise de viabilidade financeira do negócio proposto. Este trabalho pode auxiliar na tomada de decisão quanto à expansão ou não do empreendimento. De acordo com o levantamento de mercado realizado, o cenário é bem favorável e com oportunidades de crescimento. Diante da análise da viabilidade financeira, o empreendimento apresenta indicadores favoráveis, pois apresentou lucratividade e uma taxa de retorno considerável na média dos três cenários propostos.
  • Item
    Acesso Aberto
    Gestão do conhecimento: analisando o modelo SECI na Cooperativa CERTAJA de Taquari/RS
    (2015-06) Oliveira, Tiago Souza De; Bonfadini, Gerson; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609
    O conhecimento, do ponto de vista empresarial, pode ser compreendido como um bem intangível cada vez mais importante, e a gestão do conhecimento cumpre a função indispensável de criar, manter e disseminar este conhecimento, que atualmente é vital para as organizações. Os autores Nonaka e Takeuchi apresentam um modelo de conversão do conhecimento denominado SECI, sigla originada das iniciais: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento. Este modelo apoiou o objetivo geral do estudo, que foi Analisar o processo de gestão do conhecimento na Cooperativa CERTAJA, de Taquari/RS, através do modelo SECI. O estudo também atendeu aos seguintes objetivos específicos: identificar os processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento na organização, e propor sugestões de melhorias para auxiliar na gestão do conhecimento com base no modelo SECI. A pesquisa tem embasamento teórico apoiado nos principais autores relacionados ao tema, além de outros assuntos como comunicação, inteligência competitiva, gestão de documentos, groupware, e-Learning e sistemas de informação. São definidos como sujeitos da pesquisa os gestores da Cooperativa CERTAJA. Em relação ao método, o tipo de pesquisa utilizada é a exploratória e a coleta e análise dos dados a pesquisa qualitativa. Em relação ao estudo, identificou-se que a organização possui uma gestão do conhecimento em fase de crescimento, pois necessita de melhorias em algumas etapas de conversão do conhecimento de acordo com o modelo SECI. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a organização gerir melhor seus bens intelectuais, através da melhor utilização da gestão do conhecimento, visando a excelência dos seus serviços e competitividade no mercado.