“Abrindo as cortinas” – Em cena: Crianças de 5 a 8 anos de idade vestindo fantasias em uma Brinquedoteca

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2013-06-17
Orientador
Miorando, Tânia Micheline
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
As roupas e adereços utilizados pelas crianças como fantasias possuem um papel fundamental na vida das crianças, embora muitas pessoas acreditem que as crianças vestem fantasias apenas como um simples ato de diversão. Nas fantasias estão contidos muitos significados e aspectos relevantes que podem ser exteriorizados pelas crianças, pois elas também utilizam da imagem, além da linguagem verbal para expressar seus sentimentos. O estudo buscou identificar o motivo pelo qual as crianças possuem muito agrado por vestirem fantasias e a metodologia desta monografia é qualitativa: envolveu observações de quatro crianças, da faixa etária de cinco a oito anos de idade que frequentaram a Brinquedoteca do Universidade do Vale do Taquari Univates e brincaram com as fantasias existentes naquele espaço. A conclusão do estudo foi que ao brincar vestindo a fantasia tudo se torna lógico e humano para a criança pelo fato de este material possibilitar diversas interpretações e ser um símbolo que vive de sua autonomia, adaptável a muitas realidades. As fantasias auxiliam no entendimento de mundo e aprimoram o desenvolvimento das aprendizagens cognitivas, físicas e emocionais das crianças.
Descrição
Palavras-chave
Infância; Brinquedoteca; Fantasia
Citação
RODRIGUES, Aline. “Abrindo as cortinas” – Em cena: Crianças de 5 a 8 anos de idade vestindo fantasias em uma Brinquedoteca. 2013. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 17 jun. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/323.
Coleções