Os resultados da implantação de um complexo de resíduos em uma instituição de ensino superior

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Data
2021-06
Orientador
Konrad, Odorico
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Resumo
Nos últimos anos observa-se um desenvolvimento acelerado da sociedade, como consequência podemos perceber um aumento da degradação ambiental e um aumento da intensidade e da frequência dos problemas ambientais decorrentes de ações antrópicas. Diante disso, a gestão ambiental vem ganhando espaço no meio empresarial, buscando atender a demanda ecológica nas diferentes camadas e setores da sociedade global, envolvendo também o meio acadêmico. Naturalmente, não se pode afirmar que todas as organizações já se encontrem conscientes da importância da gestão dos recursos naturais de forma responsável, porém, a organização que não adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade. As atividades desenvolvidas dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) não são diferentes, da mesma forma, suas atividades geram impactos que acabam causando problemas ao ambiente. Cada vez mais as instituições de ensino superior estão se preocupando e se engajando junto aos movimentos de responsabilidade social, buscando soluções sustentáveis para o desenvolvimento de suas atividades em harmonia com o ambiente. Desde 2019 o campus universitário da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES de Lajeado, Rio Grande do Sul – Brasil, conta com um Complexo de Resíduos. Um ambiente que foi pensado, projetado e construído para gerenciar os resíduos gerados pelas atividades da universidade. A partir disso, este estudo se concentrou em realizar uma avaliação completa dos volumes de resíduos que foram gerados pela IES nos anos de 2017 e 2018, antes da existência do Complexo de Resíduos e dos anos de 2019 e 2020, após o início das atividades do Complexo de Resíduos. Os dados obtidos mostraram um crescente aumento dos resíduos gerenciados ao longo dos anos de 2017 a 2019 e uma diminuição de 34,78% do volume de resíduos sólidos gerenciados no ano de 2020 em relação ao ano anterior, muito em virtude da pandemia de COVID-19, motivo pelo qual as aulas acabaram sendo virtualizadas e os alunos não estavam presentes na IES. Também foram avaliados as formas de gerenciamento dos resíduos no Complexo de Resíduos e as destinações finais realizadas, onde foi possível constatar que 77% dos resíduos sólidos são destinados para reciclagem e a 54% dos efluentes destinados para compostagem. Com este estudo foi possível comprovar que a implantação de um Complexo de Resíduos em uma IES pode trazer bons resultados.

In recent years we have observed an accelerated development of society, and as a consequence we can see an increase in environmental degradation and an increase in the intensity and frequency of environmental problems arising from human actions. In this context, environmental management has been gaining space in the business world, seeking to meet the ecological demand in the different layers and sectors of global society, also involving the academic world. Naturally, we cannot say that all organizations are already aware of the importance of managing natural resources in a responsible way, but the organization that does not adapt its activities to the concept of sustainable development is bound to lose competitiveness. The activities developed within a higher education institution (HEI) are no different; its activities generate impacts that end up causing problems to the environment. More and more higher education institutions are becoming concerned and engaging with social responsibility movements, seeking sustainable solutions for the development of their activities in harmony with the environment. Since 2019, the university campus of the University of Vale do Taquari - UNIVATES in Lajeado, Rio Grande do Sul - Brazil, has a Waste Complex. An environment that was thought of, designed and built to manage the waste generated by the university's activities. From this, this study focused on performing a complete evaluation of the volumes of waste that were generated by the HEI in the years 2017 and 2018, before the existence of the Waste Complex, and the years 2019 and 2020, after the beginning of the activities of the Waste Complex. The data obtained showed an increasing increase in the waste managed over the years 2017 to 2019 and a decrease of 34,78% in volume of waste managed in the year 2020, comparing to the year before, due to the COVID-19 pandemic, which is why classes ended up being virtualized and students were not present at the HEI. The forms of waste management in the Waste Complex and the final destinations performed were also evaluated, where it was possible to verify that 77% of solid waste is destined for recycling and 54% of effluents destined for composting. With this study it was possible to prove the advantages of the implementation of a Waste Complex
Descrição
Palavras-chave
Gestão Ambiental; Gerenciamento de resíduos; Complexo de Resíduos; Vantagens ambientais; Desenvolvimento sustentável; Environmental management; Waste management; Residue Complex; Environmental advantage; Sustainable development
Citação
SCHÄFER, Gustavo Antônio. Os resultados da implantação de um complexo de resíduos em uma instituição de ensino superior. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 ago. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3158.