Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativa

Loading...
Thumbnail Image
Date
2012-09-14
relationships.isAdvisorOf
Marchi, Miriam Ines
relationships.isRefereeOf
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O objetivo central desta pesquisa visou problematizar, junto a um grupo de alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola particular de Caxias do Sul – RS, a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria no triângulo retângulo. No problema de pesquisa, analisaram-se quais as possibilidades da inserção da História da Matemática no ensino e na aprendizagem da Trigonometria presente no triângulo retângulo, no Ensino Médio, tendo como aporte teórico o campo da Etnomatemática. A investigação teve uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, conversas informais com os alunos, gravações e fotos das aulas, bem como de materiais produzidos por eles. Os alunos foram instigados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, como a construção e utilização do astrolábio e um trabalho envolvendo os profissionais da construção civil. A pesquisa revelou que a abordagem aplicada tornou o processo de ensino e de aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos. Estes conseguiram estabelecer relações entre a matemática escolar e os saberes matemáticos culturais. O professor teve um papel de orientador e contribuiu para o aluno buscar, analisar e assumir uma postura de pesquisador.
Description
Keywords
História da Matemática; Etnomatemática; Trigonometria Triângulo Retângulo; Educação Matemática
Citation
BORTOLI, Gladis. Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativa. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/281.