Aulas de geometria com auxílio do software SketchUp

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2019-07
Orientador
Marchi, Miriam Inês
Banca
Marchi, Miriam Inês
Dullius, Maria Madalena
Purificação, Marcelo Máximo
Schuck, Rogério José
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação busca contribuir com estudos sobre o uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática na Educação Fundamental. Para isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso do software SketchUp nas aulas de Matemática de uma turma do 9o Ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública, no conteúdo de Geometria plana e espacial. Seu referencial teórico fundamenta-se no porquê de introduzir esses recursos nas aulas de Matemática, baseando-se em autores que trazem a importância do uso de tecnologias em sala de aula. A pesquisa tem caráter qualitativo, com aproximação de um estudo de caso, sendo descrita, cronologicamente, as aulas para melhor análise dos resultados. Durante o período da prática pedagógica, para coleta de dados, utilizou-se um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos referentes à Geometria plana e espacial e também sua relação com a informática, diário de campo, gravações e um questionário final para avaliação da proposta sob o olhar dos participantes. A prática pedagógica ocorreu de forma participativa, em que os alunos, em grupos, com o auxílio do software, tiveram de pensar em estratégias para revitalizar a quadra de esportes com uma cobertura que existe na escola. No decorrer das atividades, além da assessoria da professora, tiveram palestras com profissionais da área da construção civil e da arquitetura. De acordo com os resultados apresentados, percebeu-se que os alunos se mantiveram engajados para apresentar uma melhor proposta de revitalização da quadra de esportes, bem como a experiência os auxiliou, em sua maioria, na construção do conhecimento nos estudos de Geometria plana e espacial. Porém, alguns alunos apresentaram dificuldade durante o processo, principalmente no manuseio do software SketchUp. Portanto, além de contribuir para estudos relacionados ao uso de recursos tecnológicos no conteúdo de Geometria nas aulas de Matemática, e principalmente pelo aprendizado dos alunos envolvidos nessa prática, esta dissertação, em seu final, resultou em um produto educacional.

This dissertation seeks to contribute to studies on the use of technological resources in mathematics classes in elementary education. For this, this research aims to investigate the use of SketchUp software in mathematics classes of a class of 9th grade elementary school of a public school, in the content of flat and spatial geometry. Its theoretical framework is based on why these resources are introduced in mathematics classes, based on authors who bring the importance of using technologies in the classroom. The research has a qualitative character, approaching a case study, being described chronologically the classes for better analysis of the results. During the period of the pedagogical practice, for data collection, a questionnaire was used to analyze the students' previous knowledge regarding the flat and spatial geometry and also its relation with the informatics, field diary, recordings and a final questionnaire for the evaluation. proposal under the eyes of the participants. The pedagogical practice took place in a participatory manner, in which students, in groups, with the aid of software, had to think of strategies to revitalize the sports court with a coverage that exists in the school. During the activities, in addition to the teacher's advice, they had lectures with professionals in the area of construction and architecture. According to the results presented, it was noticed that the students remained engaged to present a better proposal for the revitalization of the sports court, and the experience helped them, mostly, in the construction of knowledge in the studies of flat and spatial geometry. . However, some students had difficulty during the process, especially when handling SketchUp software. Therefore, in addition to contributing to studies related to the use of technological resources in the content of geometry in mathematics classes, and especially by learning from students involved in this practice, this dissertation, in its end, resulted in an educational product.
Descrição
Palavras-chave
Geometria plana; Geometria espacial; Recursos tecnológicos; Software SketchUp; Flat geometry; Spatial geometry; Technological resources; SketchUp software
Citação
WILGES, Greice Daniela. Aulas de geometria com auxílio do software SketchUp. 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2636.