Cartografia e investigação matemática: possibilidades para uma intervenção Pedagógica com alunos do 9º ano do ensino fundamental

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Data
2018-10-30
Orientador
Quartieri, Marli Teresinha
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Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar como alunos do 9o ano do Ensino Fundamental operam com atividades de Investigação Matemática envolvendo Cartografia e conteúdos matemáticos. O estudo fundamentou-se em Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) no que se refere à tendência metodológica Investigação Matemática, sendo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram elaboradas atividades investigativas com o intuito de promover a significação de alguns conceitos envolvendo Cartografia e Matemática, visando instigar os alunos a elaborarem estratégias matemáticas e desenvolverem a escrita matemática. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, diários de campo dos alunos e do professor, relatório dos trabalhos realizados nos grupos e filmagem da fase de discussão. Os resultados apontam a Investigação Matemática como uma metodologia de ensino que pode despertar no estudante o interesse pela descoberta. A partir das estratégias elaboradas, durante as atividades investigativas, foi possível acompanhar o progressivo desempenho dos alunos na construção de seu conhecimento matemático, bem como sua vontade de desenvolver os conceitos e aprendizados a respeito. No decorrer da intervenção pedagógica surgiram alguns conceitos de área, perímetro, proporção e análise de gráficos. Além disso, percebeu- se melhoria na capacidade de escrita dos alunos, uma vez que buscavam, a cada atividade, refinar os elementos para a resolução das atividades.

The present work had as aim to investigate how the students of the 9th year of Elementary School operate with mathematical investigation activities involving Cartography and mathematical contents. The study was based on Ponte, Brocardo and Oliveira (2003) regarding the Mathematical Investigation methodological trend, being of a qualitative nature, of the case study type. Investigative activities were developed with the purpose of promoting the meaning of some concepts involving Cartography and Mathematics, in order to instigate students to elaborate mathematical conjectures and develop mathematical writing. Data were collected through observations, students and teacher's field diaries, report of the work done in the groups and filming of the discussion step. The results pointed to Mathematical Investigation as a teaching methodology that can arouse the student's interest in the discovery. From the developed strategies, during the investigative activities, it was possible to follow the progressive performance of students in building their mathematical knowledge, as well as their willingness to develop the concepts and learnings about them. In the course of the pedagogical intervention some concepts of area, perimeter, proportion and graph analysis emerged. In addition, it was noticed an improvement in the students' writing capacity, since they searched for, at each activity, greater elements for the resolution of activities.
Descrição
Palavras-chave
Investigação Matemática; Cartografia; Intervenção Pedagógica; Ensino Fundamental
Citação
MARIANI, Mateus. Cartografia e investigação matemática: possibilidades para uma intervenção Pedagógica com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 ago. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2189.