Administração - LFE Administração de Empresas

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    Critérios de avaliação para aquisição de veículos na região do Vale do Taquari/RS
    (2024-12-18) Rosa, Lucas Rafael Lamb; Conto, Samuel Martim de; http://lattes.cnpq.br/6168678036218734; Cerutti, Bernardete Bregolin; Comel, Alexandre
    Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a compra de veículos usados pelos consumidores das seguintes cidades do Vale do Taquari/RS: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Sério, Taquari, Teutônia e Westfália, além de abordar o cenário automotivo e a forma como as pessoas decidem sobre o veículo a ser comprado. Para atingir os objetivos do estudo, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa quantitativa por meio de um questionário com 16 questões objetivas, resultando em 120 respondentes. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva, relacionando os resultados obtidos com os autores utilizados. Um dos fatores limitantes do estudo é que a amostra foi composta em sua grande maioria por respondentes jovens, resultando na percepção predominantemente desse público. Os resultados indicaram que os consumidores buscam maximizar o custo-benefício, priorizando aspectos como preço, quilometragem e condições do motor. A troca de veículos também se mostrou uma prática comum entre os participantes, destacando a dinâmica e a renovação constante do mercado. O estudo ainda revelou que o público mais jovem (21 a 30 anos) representa a maior parte dos compradores, sugerindo uma demanda crescente por alternativas acessíveis. A relevância deste estudo reside na compreensão dos perfis e preferências dos consumidores, contribuindo para uma melhor orientação na comercialização de veículos usados e para um mercado mais consciente e assertivo.
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    Louis Vuitton: as estratégias de marketing da empresa no mercado de luxo a partir de 1989
    (2024-07) Feyh, Cindy; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Franke, Luciane; Conto, Samuel Martim de
    Tradição, prestígio, luxo e exclusividade são características que definem a maison Louis Vuitton, uma marca centenária, que, ao longo dos anos, presenciou desavenças econômicas, políticas e conflitos armados, que, no entanto, tornaram-se fatores impulsionadores para o desenvolvimento da empresa, a qual, através de estratégias voltadas para a fabricação de produtos de qualidade, é, atualmente, uma das lojas de luxo mais cobiçadas do mundo. O presente trabalho buscou contextualizar os principais conceitos de marketing, luxo e moda e descrever de forma breve a história da maison Louis Vuitton, com o objetivo de identificar as principais estratégias de marketing utilizadas após o ano de 1989, com a inserção de Bernard Arnault, na administração do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH). Por meio de uma pesquisa documental, este estudo de caso identificou que as principais estratégias de marketing foram: segmentação de mercado, diversificação, distribuição (praça) e Co-branding.
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    DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS: UM ESTUDO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
    (2023-11-20) Brandão, Ítalo Capelão; Auler, Daniel Pedro; http://lattes.cnpq.br/7693996311133731; Milan, Edmilson; Dalmoro, Marlon
    Este estudo objetivou identificar os desafios e oportunidades na implementação de métodos ágeis em pequenas e médias empresas. A metodologia envolveu pesquisa exploratória, qualitativa, sendo realizada pesquisa de campo por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas por meio do Google Meet e gravadas para posterior degravação para análise. Foram entrevistados gestores de pequenas e médias empresas das cidades de Lajeado, Porto Alegre e Caxias do Sul que participaram da implementação ou já implementaram métodos ágeis no decorrer de suas experiências profissionais. A análise de dados envolveu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil precisam adotar estratégias ágeis para se adaptarem ao cenário dinâmico contemporâneo e, embora a implementação do agile apresente desafios, como sair da zona de conforto e promover um ambiente colaborativo, os benefícios incluem a satisfação de clientes e colaboradores. Ainda, identificou-se que os principais obstáculos residiam na esfera humana, demandando mudanças culturais e comunicacionais, já que as pessoas são fundamentais na implementação dos métodos ágeis, destacando a relevância da interação sobre processos e ferramentas. Quanto às ferramentas, os sistemas mencionados pelos entrevistados foram o Scrum e o Kanban, enquanto o Lean Startup não teve destaque, embora ferramentas como análise SWOT e Canvas tenham sido reconhecidas como complementares. Os desafios comunicacionais e culturais exigem o apoio executivo e um processo comunicativo transparente e frequente. Ademais, os erros mais comuns na adoção do agile envolvem a falta de planejamento estratégico prévio e a deficiência na sincronia e comunicação. Contudo, os benefícios incluem a antecipação das etapas dos produtos aos clientes, permitindo feedbacks e ajustes mais ágeis. Por fim, as PMEs precisam adotar a agilidade como cultura organizacional, especialmente frente à ascensão da inteligência artificial. A adoção do agile pode propiciar negócios mais eficazes, rápidos e promover a satisfação de todas as partes envolvidas no ecossistema empresarial.
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    A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA FAMILIAR DE ARROIO DO MEIO/RS
    (2023-06) Auler, Natalia; Cerutti, Bernardete Bregolin; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, Elaine
    As empresas estão, cada dia mais, inseridas em ambientes mercadológicos dinâmicos, requerendo contínua motivação da força de trabalho. Diante deste cenário, desenvolver métodos e técnicas que possam promover motivação nos funcionários, buscando bem-estar e produtividade, é um diferencial competitivo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é conhecer a percepção de trabalhadores sobre motivação no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar a percepção de trabalhadores quanto a motivação; (ii) identificar as diferentes formas de motivação organizacional; e (iii) identificar o quanto a motivação influencia o desempenho do trabalhador. A fundamentação teórica está embasada nas teorias sobre motivação e na influência da cultura e do clima organizacional na motivação. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, caracterizando uma pesquisa quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 31 colaboradores de uma empresa familiar do segmento alimentício de Arroio do Meio/RS. Os resultados indicam que pouco mais da metade dos respondentes sentem-se motivados para o trabalho, contudo, os demais afirmam que nem sempre se sentem motivados, afetando a produtividade. Diante disso, recomenda-se à empresa desenvolver estratégias voltadas à motivação de seus colaboradores, buscando dialogar, integrar e valorizar seus talentos.
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    A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM UM CLUBE DE FUTEBOL PARA QUE SE ALCANCE AS CONQUISTAS DESEJADAS NA TEMPORADA
    (2023-06) Zanchett, André; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Cerutti, Bernardete Bregolin; Dalmoro, Marlon
    A liderança, motivação, trabalho em equipe e gestão em clubes de futebol são pontos muito importantes para que um clube atinja os resultados da temporada. Deste modo, é necessário que todos estejam com o pensamento alinhado e buscando sempre atingir as metas propostas nas competições. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral compreender como o processo de liderança auxilia no ambiente de um clube de futebol, para que se obtenha as conquistas desejadas. Assim, foi aplicada uma entrevista de abordagem qualitativa, com um roteiro semiestruturado, que teve a participação de 12 personalidades do futebol, no qual abordava sobre os principais aspectos que poderiam auxiliar para obter sucesso na temporada. Os principais resultados evidenciados são bem significativos, onde ter foco nos objetivos, respeito e união são pontos fundamentais para obter excelência no trabalho executado, além de existir alguns fatores extracampo que podem auxiliar nas conquistas planejadas para a temporada.