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    Acesso Aberto
    A evolução do atendimento: uma análise na experiência de consumo dos clientes do varejo físico da construção civil
    (2018-04) Klamt, Henrique Adolfo; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052
    O artigo apresenta um estudo sobre as experiências de consumo no varejo da construção civil. Para isso, foi realizado uma pesquisa quantitativa na cidade de Teutônia e imediações, com uma amostra de 185 respondentes. Os resultados mostraram que o público, na sua maciça maioria, prefere comprar seus materiais de construção por meio de vendas assessoradas. Contudo, a análise mostrou também que os mesmos entrevistados valorizam os benefícios obtidos de uma compra por autosserviço. Como sugestão para as implicações gerenciais, é sugerido um modelo híbrido entre autoatendimento e venda consultiva, otimizando assim os benefícios de cada um.
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    Acesso Aberto
    Marketing de conteúdo como estratégia de marca
    (2018-02) Faccio, Luciane; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543
    O novo cenário digital, como fenômeno de promoção da participação e colaboração espontânea entre as pessoas, e o novo perfil dos consumidores têm impelido as marcas a buscarem estratégias diferenciadas de comunicação e marketing, a fim de criar maior conexão com seu público e assim fortalecer sua imagem. O presente estudo busca, portanto, verificar a contribuição do marketing de conteúdo para a consolidação da marca, justificado pelo fato de essa ser uma prática recorrente de mercado, mas que ainda carece de estudo acadêmico. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa-exploratória e os instrumentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF 2006), pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (GIL, 2012) e análise de discurso (DUARTE, 2006). Como resultados, espera-se que o estudo permita aos gestores refletirem sobre suas práticas de comunicação da marca e o utilizem como embasamento para as estratégias de branding, bem como possa servir ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais de marketing e comunicação corporativa.