Ensino de Ciências Exatas
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Assunto "Chemistry teaching"
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- ItemAcesso AbertoMuseu Virtual de Solos de Roraima: contribuindo para o ensino e aprendizagem significativa de Química(2025-02) Silva, Tânia Núsia da Costa; Del Pino , José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Rizzatti, Ivanise Maria; Duarte, Ednalva Dantas Rodrigues da Silva; Neide, Ítalo Gabriel; Oliveira, Eniz ConceiçãoA busca por práticas inovadoras na educação é constante, especialmente para acompanhar os desafios contemporâneos e atender as demandas dos jovens atuais. As tecnologias educacionais oferecem grande potencial pedagógico, permitindo experiências imersivas, interativas e colaborativas que ampliam as possibilidades de construção do conhecimento. Neste contexto, esta tese, intitulada “Museu Virtual de Solos de Roraima: Contribuindo para o Ensino e Aprendizagem Significativa de Química”, foi pensada a partir da problemática de pesquisa: Como a implementação de um Museu Virtual pode auxiliar o ensino de Química, proporcionando aos alunos do Ensino Médio uma experiência de aprendizagem mais contextualizada, interativa e significativa, além de sensibilizá-los sobre a importância da preservação do solo para o ecossistema? Neste contexto, o objetivo geral foi: “Avaliar o potencial do museu virtual de solos de Roraima para promover a aprendizagem significativa de conceitos sobre a química do solo e sensibilizar os alunos de uma turma 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Boa Vista–RR, quanto a importância da preservação do solo para o ecossistema”. A metodologia adotada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, no qual os procedimentos técnicos incluem a pesquisa-ação e estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observação participante, caderno de anotações, recursos audiovisuais e questionários. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em dois momentos, onde o primeiro aconteceu a criação do CiberMuseu – Solos de Roraima, ou seja, a construção do Produto Educacional do tipo Software (plataforma virtual). E o segundo momento o desenvolvimento de atividades práticas interativas que incentivaram a participação ativa dos alunos e a compreensão de conceitos científicos. Essas atividades foram desenvolvidas em oito aulas presenciais e uma aula online, no componente curricular de Química em uma turma com 29 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, em Boa Vista–RR. A revisão da literatura contou com autores, como: Ausubel (1963, 2003), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Moreira (2006, 2011, 2021), Prensky (2001, 2010, 2012, 2013), Kenski (2003, 2010), Burdea e Coiffet (2003), Tori, Kirner e Siscoutto (2006), Tori e Hounsell (2020), Braga (2001), Lévy (2000), Henriques (2018), Henriques e Lara (2021), entre outros autores que sustentam esta pesquisa teoricamente. Os resultados evidenciaram que a utilização de ambientes virtuais imersivos promoveu uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, com alunos mais engajados e participativos, o que resultou em uma melhor compreensão dos conceitos científicos abordados, confirmando a relevância desses ambientes para subsidiar novas propostas pedagógicas, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem das ciências, especialmente da Química.