Ensino de Ciências Exatas
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Navegando Ensino de Ciências Exatas por Assunto "Aprendizagem significativa"
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- ItemAcesso AbertoMuseu Virtual de Solos de Roraima: contribuindo para o ensino e aprendizagem significativa de Química(2025-02) Silva, Tânia Núsia da Costa; Del Pino , José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Rizzatti, Ivanise Maria; Duarte, Ednalva Dantas Rodrigues da Silva; Neide, Ítalo Gabriel; Oliveira, Eniz ConceiçãoA busca por práticas inovadoras na educação é constante, especialmente para acompanhar os desafios contemporâneos e atender as demandas dos jovens atuais. As tecnologias educacionais oferecem grande potencial pedagógico, permitindo experiências imersivas, interativas e colaborativas que ampliam as possibilidades de construção do conhecimento. Neste contexto, esta tese, intitulada “Museu Virtual de Solos de Roraima: Contribuindo para o Ensino e Aprendizagem Significativa de Química”, foi pensada a partir da problemática de pesquisa: Como a implementação de um Museu Virtual pode auxiliar o ensino de Química, proporcionando aos alunos do Ensino Médio uma experiência de aprendizagem mais contextualizada, interativa e significativa, além de sensibilizá-los sobre a importância da preservação do solo para o ecossistema? Neste contexto, o objetivo geral foi: “Avaliar o potencial do museu virtual de solos de Roraima para promover a aprendizagem significativa de conceitos sobre a química do solo e sensibilizar os alunos de uma turma 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Boa Vista–RR, quanto a importância da preservação do solo para o ecossistema”. A metodologia adotada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, no qual os procedimentos técnicos incluem a pesquisa-ação e estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas observação participante, caderno de anotações, recursos audiovisuais e questionários. O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em dois momentos, onde o primeiro aconteceu a criação do CiberMuseu – Solos de Roraima, ou seja, a construção do Produto Educacional do tipo Software (plataforma virtual). E o segundo momento o desenvolvimento de atividades práticas interativas que incentivaram a participação ativa dos alunos e a compreensão de conceitos científicos. Essas atividades foram desenvolvidas em oito aulas presenciais e uma aula online, no componente curricular de Química em uma turma com 29 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, em Boa Vista–RR. A revisão da literatura contou com autores, como: Ausubel (1963, 2003), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Moreira (2006, 2011, 2021), Prensky (2001, 2010, 2012, 2013), Kenski (2003, 2010), Burdea e Coiffet (2003), Tori, Kirner e Siscoutto (2006), Tori e Hounsell (2020), Braga (2001), Lévy (2000), Henriques (2018), Henriques e Lara (2021), entre outros autores que sustentam esta pesquisa teoricamente. Os resultados evidenciaram que a utilização de ambientes virtuais imersivos promoveu uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, com alunos mais engajados e participativos, o que resultou em uma melhor compreensão dos conceitos científicos abordados, confirmando a relevância desses ambientes para subsidiar novas propostas pedagógicas, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem das ciências, especialmente da Química.
- ItemAcesso AbertoO ensino de derivadas de funções reais mediado pelo uso do GeoGebra para aprendizagem significativa: contribuições de uma sequência didática(2024) Bispo, Joselito Da Silva; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria Madalena; Grossi, Luciane; Kuhn, Malcus CassianoEsta tese teve como objetivo investigar quais características de uma sequência didática (SD) mediada pelo uso do GeoGebra podem favorecer a aquisição, a construção e a retenção de conhecimentos com estudantes do Curso de Engenharia Agronômica (CEA) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas/BA, bem como proporcionar indícios de aprendizagem significativa das derivadas de funções reais. Para tanto, foi elaborada uma SD, composta por sete atividades, além de uma de revisão, que abordam conceitos, definições e propriedades do citado objeto matemático, por meio da resolução de situações-problema, a qual foi explorada durante duas intervenções pedagógicas com estudantes do CEA, em distintos momentos. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa está baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel (1963; 1968; 2003) e colaboradores, bem como nas contribuições e influências das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com aspectos de estudo exploratório e, no que tange aos procedimentos técnicos, com aproximações de um estudo de casos múltiplos. Os instrumentos usados na construção dos dados foram: pareceres dos professores avaliadores da SD; questionário de conhecimentos prévios; diário de campo do professor investigador; manuscritos dos estudantes; gravações dos encontros e questionário de sondagem. As análises dos dados construídos a partir das explorações da SD foram descritivas. Os resultados apontam que as tarefas propostas na SD apresentam aspectos de um material potencialmente significativo. Ademais, foram identificadas características de uma SD que podem favorecer a construção de conhecimentos, tais como: potencialidade para diagnosticar e revisar conhecimentos matemáticos obliterados nas estruturas cognitivas dos estudantes; proposição de um conjunto de situações-problema contextualizado na área de formação dos discentes; planejamento de aulas expositivas, dialogadas, participativas e com experimentação, usando as ferramentas e recursos do GeoGebra; estímulo aos estudantes para que desenvolvam grupos de estudos; disponibilização de atividades potencialmente significativas, com suas respectivas resoluções; utilização de organizadores prévios, por meio de videoaulas, com o propósito de reforçar e facilitar os estudos e a aprendizagem; construção, análise e interpretação de gráficos; avaliação como processo não acabado, isto é, para medir a aprendizagem, mas de forma processual, contínua, com reflexões e mudanças. Foram identificados alguns indícios de aprendizagem significativa, contribuições para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem com significado do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), mediados pelo uso do GeoGebra. Associado à pesquisa, elaborou-se um Produto Educacional (PE) intitulado, ensino e aprendizagem das derivadas de funções reais, por meio de uma SD mediada pelo GeoGebra, disponível para professores e estudantes de CDI, com o objetivo de incentivá-los a usar este software, para ensinar e aprender as derivadas de funções reais.
- ItemAcesso AbertoPráticas experimentais integradas às simulações computacionais para a mobilização de significados em Óptica Geométrica(2023-06) Alves, Nayara França; Neide, Italo Gabriel; http://lattes.cnpq.br/2243834010086351; Rizzatti, Ivanise Maria; Bogdan, Radu; Dullius, Maria Madalena; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppO ser humano possui em sua essência a necessidade de compreender o mundo ao seu redor, e esse mesmo comportamento pode ser implementado no ensino de Física a partir de metodologias diferenciadas com a perspectiva de facilitar a compreensão dos fenômenos físicos e suas aplicabilidades no dia a dia. Nesta direção, escolheu-se implementar em sala de aula as atividades experimentais integradas às atividades computacionais como recursos para avaliar indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica no ensino de Óptica Geométrica. Para embasar a construção dessas atividades e análise dos dados coletados utilizou-se as teorias da Aprendizagem Significativa e Significativa Crítica. A problemática respondida nesta pesquisa foi como uma sequência didática, fundamentada no método POE, que utiliza de maneira integrada atividades experimentais e simulações computacionais pode contribuir de maneira significativa na aprendizagem e significativa crítica para o ensino de Óptica Geométrica? Realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Câmpus Macapá, contou com a colaboração de 91 alunos do segundo ano do ensino médio. O objetivo geral foi averiguar a mobilização de significados a partir de indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica que surgiram durante a introdução de uma sequência didática, fundamentada no método POE, que integrou atividades experimentais com as simulações computacionais direcionadas para o ensino de Óptica Geométrica. A partir de inquietações sobre o termo integração, foi realizado um estudo bibliográfico minucioso entre os anos de 2009 a 2019 sobre as possíveis formas de integração, e consoante análise de dados originou-se uma nova concepção para o significado de integração no ensino de Física, onde a inserção de diferentes recursos didáticos não deveria considerar de forma literal o conceito do verbo integrar, argumentando-se que as atividades que façam uso de diferentes recursos didáticos devem possuir sinergia desde a fase de escolha desses materiais à sua elaboração, a considerar o uso de perguntas investigativas, oportunizando ao aluno diferentes formas de estudar o mesmo conteúdo. De natureza qualitativa, descritiva e cronológica, os instrumentos de coleta de dados foram: questionário estruturado inicial; atividades experimentais integradas às simulações computacionais fundamentadas no método POE; questionário de satisfação e percepções; anotações realizadas no diário de campo; fotos; videogravações e audiogravações. O Produto Educacional (PE) desta tese denominado Experimentos e Simulações Computacionais no ensino de Óptica Geométrica foi fundamentado na metodologia intervencionista Design Based Research, e passou por refinamentos durante cinco intervenções com públicos distintos em diferentes períodos de tempo. Após a inserção deste PE, foram identificados indícios de aprendizagem significativa e significativa crítica a partir da mobilização dos significados após o uso de diferentes atividades investigativas com diferentes recursos didáticos. Os alunos utilizaram-se dos organizadores prévios apresentados pela pesquisadora e seus conhecimentos prévios para solucionar as atividades propostas, em que foram identificados indícios de aprendizagens por recepção; por descoberta; subordinação; superordenação; combinatória; representacional; conceitual; proposicional; os dois processos dinâmicos da diferenciação progressiva e reconciliação integradora; bem como os onze princípios da aprendizagem significativa. Os alunos aprovaram o uso integrado das atividades propostas, vez que proporcionaram momentos de dinamismo, ludicidade, predisposição para aprender o conteúdo de maneira investigativa, interação entre os pares e com a pesquisadora.