Design de Moda
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design de Moda por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoToque, cor e movimento: os estímulos e influências que a vestimenta pode exercer sobre o desenvolvimento infantil de 0 a 12 meses(2017-05) Munhoz, Ana Laura Hirtenkauf; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071Esta pesquisa tem o intuito de realizar uma investigação da importância de vestimentas adequadas para o desenvolvimento infantil, com o enfoque em crianças de 0(zero) a 12(doze) meses. A vestimenta surge como um recurso de aquecimento e proteção ao corpo e posteriormente atende a necessidades sociais e estéticas e por isso deve ser escolhida e confeccionada de forma adequada e cuidadosa em especial quando se trata de bebês e crianças. A partir de uma investigação teórica e de uma coleta de dados por meio de questionários com mães e uma designer de moda infantil, construiu-se uma coleção de moda baby sensorial, para idades entre zero e doze meses, adequada à ergonomia e desenvolvimento.
- ItemAcesso AbertoO sentir da moda: a roupa como instrumento de ressignificação dos sonhos(2018-01) Sehn, Luana Roberta; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443A moda está presente em nosso dia a dia, representando significados, valores e propósitos ao mundo. Nesse contexto, as roupas são bem mais do que somente tecidos ou mercadorias de vendas e consumo. Este artigo busca, portanto, compreender o vestuário além dos conceitos básicos, diferenciação simbólica, modismos ou tendências, além do que se chama de sistema de moda. Visualizando a roupa como instrumento capaz de construir relações emocionais, simbólicas e significados individuais. Os conceitos utilizados abordam questões sobre o consumo atual e os novos anseios sociais, bem como a função simbólica das roupas e as relações emocionais que envolvem o sentir da moda. Inicialmente, foi realizado um levantamento de informações por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Identificou-se, a necessidade de realizar uma pesquisa descritiva de opinião mediante questionário e entrevistas não-estruturadas, bem como obter-se de novas visões e caminhos para a moda, com análises das relações de consumo e percepção dos valores perdidos (emocionais, pessoais e simbólicos). Como resultado concluiu-se que de fato os valores emocionais existem na moda e precisam ser resgatados, visto que o consumo atual está se modificando e cada vez mais busca-se a essência e o sentimento de “ser”. Ao relacionar as respostas obtidas com os princípios fundamentais da experiência amorosa pode-se perceber de que maneira ocorrem as ligações objeto-emoção e como se tornam significativas, gerando uma reflexão sobre o momento atual que a moda se encontra, assim como a possibilidade de agregar moda, propósitos, design emocional e consumo consciente, ressignificando sonhos, memórias e roupas.
- ItemAcesso AbertoModa com propósito: a roupa como instrumento de inclusão social das mulheres com nanismo(2018-01) Beneduzi, Heloísa Sangalli; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071O presente artigo visa analisar a importância das roupas no processo de inclusão social das mulheres com nanismo. Buscou-se entender as questões médicas que envolvem a estatura abaixo da média e o que caracteriza o nanismo, a partir de pesquisas bibliográficas e de entrevista com uma médica endocrinologista. Para que ficassem claras as questões envolvendo as roupas e quais as principais dificuldades encontradas pelo público, foi realizado um questionário com perguntas relacionadas ao assunto. Após o estudo sobre os aspectos clínicos, estéticos, sociais e econômicos que envolvem a moda inclusiva, foi possível pensar em soluções que possam facilitar o dia a dia das mulheres com nanismo, contribuindo para a realização do desejo deste público de usar roupas adequadas aos seus corpos, o que consequentemente colaborará com a melhora da qualidade de vida e a inserção social.
- ItemAcesso AbertoModa ballet: uma análise dos figurinos de ensaio para a construção de coleção para o público adolescente(2018-01) Ullmann, Camile; Schmitt, Josiane Andréia Da Costa; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443Moda e dança são linguagens não-verbais, transmissoras de mensagens através do corpo. Misturam-se utilizando roupas e acessórios para criar personagens, expressar a cultura e o interior do ser. A roupa de dança necessita ser funcional, ergonômica e acompanhar os movimentos dos bailarinos. Mas a preocupação pela funcionalidade acabou por negligenciar os aspectos estéticos e simbólicos das vestes, impedindo o bailarino de usar, de maneira satisfatória, as roupas também no ambiente urbano. As funções estética e simbólica são muito importantes para o adolescente, pois nessa fase tem-se necessidade de se expressar de diversas formas, sendo a roupa uma aliada na expressão real de si mesmo, em qualquer lugar. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados e entrevista com escolas de ballet pelo mundo, analisou-se os aspectos funcionais, as necessidades e proibições das roupas de bailarinas usadas em sala de aula, além de aspectos estéticos, funcionais e simbólicos através das funções do design, como as cores, a ergonomia e a linguagem. Para a criação de uma coleção de moda que transite da sala de aula às ruas, conclui-se que essa deve respeitar os aspectos históricos da construção dos figurinos do ballet como questões funcionais e visuais, além de atender os anseios dos adolescentes, em uma mistura entre as linguagens Feminilidade, Saúde, Maturidade Sexual e Imaturidade. Fortalece-se, assim, a união entre moda, dança e adolescência.
- ItemAcesso AbertoGiselle – O balé de repertório inspirando uma coleção de moda(2018-01) Rosa, Mirella Barboza Da; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366O artigo objetiva relatar o desenvolvimento de uma coleção de moda a partir da pesquisa sobre dança, tendo como tema o enredo do balé de repertório Giselle. Procura-se compreender o processo evolutivo da dança e, principalmente do balé, a fim de perceber a evolução da comunicação do homem, por meio de gestos e como esse ato torna-se a dança conhecida na atualidade. Utilizando da metodologia de revisão bibliográfica e da análise da apresentação do Balé Giselle pelo Kremlin Ballet de Moscou (Rússia), desenvolve-se uma releitura dos figurinos da referida obra, inserindo-os no contexto atual, aplicando as etapas projetuais para o planejamento e desenvolvimento de uma coleção de moda.
- ItemAcesso AbertoA dicotomia do jeans: símbolo de moda ou vilão ambiental?(2018-02) Augusto, Jessica Soares Tricta; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071Considerada uma das peças mais democráticas e em constante renovação, o jeans traz uma dicotomia presente, porém despercebida para grande parte das pessoas. Este trabalho tem por objetivo gerar uma reflexão a respeito dessa dualidade, trazendo para a superfície sua força como um símbolo de moda e ao mesmo tempo sua relação com o meio ambiente. Foram abordados conceitos que compreendem as interpretações da moda, os avanços do consumo até o despertar de uma necessidade de consciência sustentável na industria do jeans. A partir disso, foi realizada uma pesquisa exploratória afim de compreender a sobrevivência do jeans às efemeridades da moda, seus processos de indústria e os impactos ambientais movimentados com o propósito de atender os anseios de um consumidor imediatista. Através do estudo, conclui-se que são necessárias novas atitudes e novas posturas diante de consequências nocivas ao meio ambiente vindas de processos produtivos da indústria do jeans, como também é necessário um amadurecimento do consumidor perante o atual contexto. Identificou-se soluções desenvolvidas por empresas e marcas que mostram um cenário otimista quanto ao relacionamento entre jeans e meio ambiente, provando que o desenvolvimento sustentável pode ser mais uma transformações na história do jeans.
- ItemAcesso AbertoModa e versatilidade: peças modulares como meio de otimização da vida útil do vestuário(2018-02) Silva, Manuela Teixeira Da; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366Diante as mudanças percebidas no comportamento de consumo da sociedade atual, a versatilidade se mostra cada vez mais necessária, como forma de diferenciação competitiva de mercado, pois cada vez mais as pessoas precisam se adaptar a diferentes ambientes e situações externas. Sendo a moda uma forma de suprir as necessidades do indivíduo, o produto de moda torna-se ferramenta necessária ao proporcionar a versatilidade exigida por meio do vestuário, e, de forma crescente, a indústria de moda tem buscado soluções para o desenvolvimento de produtos que atendam a esta premissa. Entre as soluções discutidas, surge a modularidade - ato de desenvolver peças intercambiáveis entre si, com o propósito de adaptá-las à diversas funcionalidades. Entretanto, existem ainda poucos estudos e projetos acerca de produtos de moda pensados desta forma. Atento à essas características, e também com o intuito de aumentar a vida útil das peças de vestuário, o presente estudo busca desenvolver uma possível solução por meio de uma coleção de moda com sistema de modularização das peças aplicada ao vestuário, buscando gerar maior sustentabilidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa a partir de referenciais bibliográficos e textos digitais, o estudo analisou a viabilidade da produção do vestuário modular, desenvolveu uma coleção cápsula e apresentou a importância do papel do designer como facilitador de práticas sustentáveis de modo a otimizar a vida útil do vestuário através do consumo consciente.
- ItemAcesso AbertoA imagem pessoal como subsídio para a criação de uma coleção de moda festa: uma leitura por meio dos arquétipos(2018-06-18) Duzzo, Carolini Schneider; Schmitt, Josiane Andréia Da Costa; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443A escolha de um vestido de festa gera muitas dúvidas nas mulheres e os estudos de imagem pessoal sobre esse tipo de moda reservam seus espaços apenas para tratar de dress code. Com base nesses anseios realizou-se um estudo focado na Imagem e Estilo Pessoal, através de pesquisa bibliográfica e de um questionário quali-quantitativo, a fim de melhor compreender os gostos e desejos de mulheres de 18 a 30 anos, para a posterior construção de uma coleção de moda festa. Constatou-se que a maioria das mulheres define seu estilo como básico, mas que usando um vestido de festa gostariam de transmitir elegância e empoderamento. Os resultados desta pesquisa foram cruzados com o estudo arquetípico - um vocabulário universal para construção de ícones de uma marca, que funcionam como significados para os nossos desejos -, que resultou em dois arquétipos principais - o Amante e o Governante e dois secundários - o Cara Comum e o Sábio. Ao fim, após aprofundamento da pesquisa sobre os arquétipos, elegeu-se as linguagens da moda Femilinidade e Maturidade Sexual, representadas pelos decotes, cintura marcada, roupas justas e a cor vermelha para a construção da coleção de vestidos de moda festa.
- ItemAcesso AbertoModa, luz e trevas: a linguagem ambígua de Severo Snape por meio da construção do figurino(2018-08-21) Käfer, Bianca; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443O presente artigo apresenta uma análise, por meio do figurino, da ambiguidade do personagem Severo Snape da saga Harry Potter. Durante o enredo, Snape transmite a imagem de pertencer ao grupo dos bruxos das trevas, todavia no epílogo da saga o personagem revela-se de grande coragem e bondade. Busca-se, por meio do presente trabalho, analisar a dubiedade que o personagem esconde e como a moda contribui para decifrar seu mistério. Tendo como objetivo a análise da linguagem ambígua de Snape, o estudo fundamenta-se nos princípios do Design, nas linguagens da moda e na presença do arquétipo do Mago no personagem, realizada por meio de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo por intermédio de pesquisa bibliográfica. Verificou-se diante deste estudo que, apesar do figurino servir de escudo a Snape e auxiliar no disfarce das suas reais intenções, ele já revela em detalhes a bondade apresentada no último livro da saga. Por fim os resultados da pesquisa servirão de base para criação de uma coleção de moda, tendo como público alvo os fãs e apreciadores da saga Harry Potter que buscam roupas sem as representações clichês existentes no mercado.
- ItemAcesso AbertoSognare - Histórias e memórias de vestidos de noivas(2019-01-24) Delazeri, Betânia Bersch; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366Ao longo da história, nas diferentes culturas, desde que se institucionalizou o casamento, o vestido da noiva é um dos destaques do ritual. As meninas, desde muito novas, são seduzidas pelos vestidos e inspiradas pelos mais diversos e diferentes modelos, sonhando com o dia em que o usarão. Este estudo tem a intenção de conhecer a história deste elemento presente nesta ocasião específica. Além disso, pretende-se perceber a evolução e as transformações desta peça, ao longo das décadas do século XX até os dias atuais. Posteriormente, a memória e a história dos seus vestidos são narradas por três mulheres de diferentes faixas etárias e por uma estilista com mais de quarenta anos de trajetória na confecção de vestidos de noivas. A metodologia do estudo baseia-se em revisão bibliográfica e documental para as questões históricas e na técnica de entrevistas não diretivas e semiestruturadas para o registro dos depoimentos, além de um diário de campo, como técnicas do método etnográfico. O resultado do estudo evidencia que fatores econômicos e sociais, o avanço tecnológico, entre outros influenciam a escolha do modelo de vestido a ser usado.
- ItemAcesso AbertoMúsica e moda: reflexos do espírito no tempo(2019-02-13) Pereira, Larissa Trintin; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071Os estilos musicais, e suas fusões, têm papéis importantes em como a sociedade se expressa, como se relaciona e como determina comportamentos sociais e de consumo. O presente artigo analisa a história recente da moda e da música como manifestações do fenômeno conhecido como espírito do tempo. Buscando marcos históricos nas mudanças da indústria de moda e fonográfica, e do comportamento humano em relação à música ouvida, o estudo tem como objetivo mostrar alguns dos principais estilos que embasaram a moda expressando as vontades vividas durante o século XX. Por fim, o estudo faz uma síntese de como o espírito do tempo se manifesta por meio da música e de seus agentes, e como estes sugerem a adoção de um determinado estilo como moda, esta que vai muito além de apenas estética, sendo uma representação social do espírito do tempo vivido.
- ItemAcesso AbertoModa sustentável e consumo consciente: desconstruindo padrões(2019-06) Lopes, Betina Sehn; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071O presente artigo aborda a moda sustentável e o consumo consciente, propondo uma desconstrução de padrões, inspirando um novo olhar para o desenvolvimento de coleção. Foram realizadas pesquisas sobre a relação existente entre moda, sustentabilidade e consumo, novas maneiras de pensar o design, ressignificação dos negócios de moda e um novo olhar para o desenvolvimento de coleção, além de materiais e modelagens. Pensar em todo contexto envolvendo o trabalho resultou em uma coleção para marca Salve Jorge Green.
- ItemAcesso AbertoO encontro das sombras: moda e arquétipos na construção do figurino de Cisne Negro(2019-11) Lisot, Manuela; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443O artigo aqui delineado apresenta uma análise dos arquétipos presentes no filme Cisne Negro. Com base no figurino e na narrativa do filme, buscou-se analisar como os arquétipos aparecem tornando visível a dualidade da personagem principal. Nina é uma bailarina que aparenta infantilidade e inocência, porém, para interpretar o cisne negro em uma peça da companhia onde dança, precisa se conectar com seu lado sombrio. Tendo como objetivo a análise de como a Sombra dos arquétipos se apresenta caracterizando a dubiedade da personagem, o estudo fundamentou-se nas linguagens da moda, nos princípios do Design e na presença dos arquétipos do Inocente, do Amante e do Fora-da-Lei. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo por intermédio de pesquisa bibliográfica, verificou-se que as características sombrias da personagem principal, apesar de serem reveladas somente no final do filme, são reveladas por meio do figurino desde o início da narrativa. Os resultados das análises da pesquisa deram subsídios técnicos e serviram de inspiração para a criação de uma coleção de moda para uma marca que tem a criatividade e a irreverência como base em suas coleções, assim como pretende contar histórias traduzindo aspectos da sociedade.
- ItemAcesso AbertoRecriar- o Upcycling como técnica de criação de moda a partir do reaproveitamento de vestuário e resíduos têxteis(2019-11) Bogner, Jocelaine Da Silva; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366A indústria da moda vive em constante crescimento e cada vez mais vem causando impactos significativos ao meio ambiente. Nesta era tecnológica, onde a conexão entre marcas e clientes é mais intensa, o consumidor de moda é bombardeado de informações e impulsionado a compras desnecessárias, levando ao um consumo exagerado; essa prática faz com que todo esse vestuário consumido acabe sendo descartado muito rapidamente. Este estudo teve a intenção de propor uma alternativa para o descarte de itens de vestuário e resíduos têxteis, por meio da técnica de upcycling3 . Além disso, foi explorado o conceito de sustentabilidade e como este está relacionado com moda, pensando o consumo consciente e o descarte que tornam-se uma possibilidade para uma concepção de moda sustentável. A metodologia do estudo basiou-se em revisão bibliográfica, pesquisa exploratória, pesquisa de internet e pesquisa de questionário. O estudo resultou no desenvolvimento de uma coleção cápsula chamada “RECRIAR”.
- ItemAcesso AbertoSustentabilidade e roupas transformáveis: uma alternativa possível para o guarda-roupas do futuro(2021-06) Chitolina, Margeli; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366Este trabalho aborda o tema da moda no futuro e sustentabilidade, delimitado no contexto da pesquisa e desenvolvimento de peças transformáveis como alternativa de sustentabilidade no consumo de moda, sintetizado no problema de pesquisa: qual a influência (impacto) das roupas transformáveis em uma possível melhoria na qualidade do consumo de moda na contemporaneidade? O objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto das roupas transformáveis no consumo de moda sustentável. O trabalho tem natureza aplicada, porque trata da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em uma situação real, no caso, o desenvolvimento de uma coleção de moda relacionada com a sustentabilidade. O método escolhido é o dialético, por considerar aspectos sociais, econômicos, culturais e estéticos, que não podem ser compreendidos isoladamente e o estudo define-se como exploratório, já que a coleção desenvolvida configura-se como um experimento/exploração de alternativas para o problema da sustentabilidade na moda. O procedimento adotado é o bibliográfico/documental e, como resultado, além da discussão derivada da pesquisa, apresenta-se a proposta de uma coleção cápsula de roupas transformáveis.
- ItemAcesso AbertoModa e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes(2021-11) Fensterseifer, Gabriela Elise; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a relevância do corpo vinculado à moda no processo de aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes, comprovando que as vestimentas vão além do caráter funcional, pois agregam valor sentimental e estimulam o bem- estar. Além disso, através das entrevistas, foi possível compreender as cicatrizes como símbolos de superação, que auxiliam no autoconhecimento das mulheres e possibilitam um olhar mais afetivo e amoroso com relação ao próprio corpo.