Navegando por Autor "Schuck, Mariana Menegat"
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- ItemAcesso AbertoCentro tecnológico de música SOMar(2023) Schuck, Mariana Menegat; Menegat Schuck; Antonio, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/7529018277753085; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; Grieneisen, Vera; Osterkamp, GuilhermeA reflexão sobre a cultura musical e a influência da música na sociedade brasileira atual são determinantes para a conscientização da educação musical. Assim, sabe-se que a música relaciona o ser humano como um todo, desde o corpo até a mente. Todo som é movimento, a forma que relacionamos esse som com os sentimentos é que determinam premissas como tradicionalidade e bem-estar. Esses sentimentos gerados pela música são únicos e baseados em experiências determinam o humor e o desenvolvimento do ser humano. Já o perpassar das emoções do músico para o ouvinte é uma característica inexplicável da música, que ao longo da história passou por inúmeras modificações e serviu como manifestação cultural. O experienciar um instrumento musical deve ser oportunizado a todos, a educação musical e a inclusão de pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Down são pontos destacados no presente trabalho. Deste modo, realizou-se uma conversa com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (ADEFIL), Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais (APADEV) e Associação de Surdos de Lajeado (ASLA), localizadas no município de Lajeado/RS. A partir disso, o Centro Tecnológico de Música SOMar, localizado no Bairro São Cristóvão, na cidade de Lajeado/RS/BRA, vem a proporcionar essa experiência musical, com a infraestrutura adequada para atender a todos, objetivando-se a inclusão social, como o próprio nome remete, o somar de pessoas portadoras ou não de deficiências. Compondo-se dos setores: Administrativo, Eventos, Educacional, Serviços e Área Aberta, o local proporciona a integração e o lazer entre sociedade, estudantes e profissionais da área musical. Compreende que os embasamentos teóricos do tema, identificação de referenciais arquitetônicos, a análise do terreno adotado e a apresentação da composição de projeto, analisados nos capítulos auxiliam para a elaboração da etapa de Trabalho de Conclusão de Curso II. Oportunizar essa educação musical para todos contribui com uma sociedade mais consciente do poder e da força dos sentimentos em relação ao próprio indivíduo, trazendo clareza e proporcionando o autoconhecimento de cada pessoa, educando psicologicamente e trazendo benefícios de mobilidade, ou seja, considerando a mente e corpo.