Navegando por Autor "Reis, Erisnaldo Francisco"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEnsino de biologia mediado por conceitos matemáticos para o desenvolvimento do pensamento metacognitivo(2023-03) Reis, Erisnaldo Francisco; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Quatieri, Marli Teresinha; Gewehr, Diógenes; Forneck, Kári Lúcia; Rosa, Cleci Teresinha Werner DaNa prática do ensino da Biologia e da Matemática, na Educação Básica, percebe-se a existência de elementos comuns. Nesse contexto, este trabalho traz o objetivo de analisar as potencialidades da exploração de conceitos matemáticos no ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando diferentes recursos pedagógicos e reflexivos, com ativação do pensamento metacognitivo. A abordagem utilizada foi a qualitativa na perspectiva da DBR - Design-Based Research em combinação com outros fundamentos metodológicos, fazendo-se uso de conceitos matemáticos para o ensino de Biologia, a partir de uma Sequência Didática (SD) que se constituiu em um Produto Educacional (PE), parte desta tese. A SD serviu de instrumento de coleta de dados. Também se utilizou de outros instrumentos de caráter metacognitivo, além de um diário de bordo. As atividades da pesquisa ocorreram em iterações que envolveram professores de Biologia e estudantes, especificamente, do 3o ano do Ensino Médio de uma escola do Município de Rubim, Estado de Minas Gerais. Na análise, seguiu-se na perspectiva de Bardin (2016) e de Rosa (2014). Buscou-se conhecer as percepções e vivências de estudantes do Ensino Médio, em relação aos conceitos matemáticos no ensino de conteúdos de Biologia; elaborar e desenvolver uma SD apresentada na forma de PE, envolvendo a utilização de conceitos matemáticos para ensino de conteúdos de Biologia, com ativação do pensamento metacognitivo, problematizando suas potencialidades para o Ensino Médio; conhecer as percepções dos professores do Ensino Médio acerca do uso de conceitos matemáticos no ensino de conteúdos de Biologia, para estruturação da SD e; desenvolver e analisar instrumento metacognitivo almejando observar as ideias construídas pelos professores e estudantes envolvidos no estudo, relacionadas ao processo de pensar em como se aprende. Buscou-se colocar os estudantes como foco principal, das atividades, fomentando o pensamento metacognitivo no uso de conceitos matemáticos. A análise permitiu interpretar que os professores se colocaram reflexivos frente ao uso de conceitos matemáticos na Biologia, ao protagonismo e desempenho dos estudantes. Os resultados apontaram indícios de que ocorreu, por parte dos estudantes, a percepção da aplicabilidade da Matemática na Biologia e da sua relação com situações cotidianas, ou seja, a pensar no significado da Matemática. Mostraram também indícios de que estratégias com possibilidade de colocar o estudante reflexivo de si e de pensar no seu conhecimento articulado com outros já consolidados, são relevantes, quando são utilizados instrumentos metacognitivos. Portanto, a evocação do pensamento metacognitivo pode ser incentivada para que o estudante aprenda a aprender.
- ItemAcesso AbertoModelagem Matemática e Leishmaniose: proposta de ensino e de aprendizagem relacionando biologia e matemática(2016-09) Reis, Erisnaldo Francisco; Quartieri, Marli Teresinha; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Míriam Ines; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Araújo, Maria Cristina Pansera DeEsta dissertação se refere a uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as implicações do uso da Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem envolvendo o tema leishmaniose. O aporte teórico seguiu as concepções de pesquisadores que trazem a relação Biologia/Matemática e daqueles que estudam a Modelagem Matemática. Dentre os vários estudiosos da Modelagem Matemática, foram seguidas as ideias do pesquisador Burak. Durante a pesquisa, o intuito foi apresentar um ensino que estivesse mais próximo da realidade dos alunos, para que eles percebessem o significado daquilo que estudam, para as suas vidas. Para tanto, foram realizados quinze encontros em que os alunos fizeram um estudo da leishmaniose no município de Rubim-MG, relacionando a disciplina Biologia e a disciplina Matemática. O processo de Modelagem Matemática ocorreu por meio das atividades realizadas e a relação Biologia/Matemática foi visível. Ficou constatado que atividades realizadas fora do ambiente da sala de aula e recurso tecnológico como ferramenta de apoio, os alunos mostram-se entusiasmados e trabalham sem reclamações. Com as atividades emergiram conteúdos matemáticos, tais como: gráficos, regra de três, teoria dos conjuntos e porcentagem. Os resultados apontaram ainda, que ao utilizar a Modelagem Matemática na sala de aula, os alunos interagem, se motivam a aprender e os conteúdos passam a ter significado. Por meio da utilização desta metodologia, há condições de discutir, propor análises e reflexões relacionadas com a realidade cotidiana dos alunos, de modo que esta realidade possa ser trazida para a sala de aula em Biologia, em Matemática ou em qualquer outra disciplina.