Browsing by Author "Antunes, Maria De Fátima Nunes"
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- ItemOpen AccessMatemática e surdos: o software GeoGebra como recurso para auxiliar o ensino de geometria(2020-05) Antunes, Maria De Fátima Nunes; Purificação, Marcelo Máximo; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Giongo, Ieda Maria; Neide, Italo Gabriel; Santana, Maria Luzia Da SilvaEsta pesquisa teve como objetivo investigar reações do professor de Matemática mediante uma formação continuada, tendo o GeoGebra como recurso didático. O referencial teórico apresenta itens discutidos, simultaneamente, com o professor de Matemática, o estudante surdo e o GeoGebra. A experiência visual também foi contemplada na medida em que, por ser dinâmico, o Software em questão pode proporcionar o desenvolvimento da visualização espacial no ensino da Matemática. A pesquisa, qualitativa e descritiva, com aproximação de um estudo de caso, foi organizada em etapas e envolveu a participação de professores de Matemática que atuavam com estudantes surdos do Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual da cidade de Colíder/MT, ano 2019. Os dados foram coletados e registrados no diário de campo. Também compuseram os materiais de pesquisa excertos do grupo focal e filmagem dos encontros. O Grupo Focal - Momento Inicial revelou algumas nuances das dificuldades dos professores em sala de aula e direcionou a articulação da formação continuada, desenvolvida em três encontros. No Grupo Focal - Momento Final, avaliou-se o GeoGebra como recurso pedagógico no ensino da Geometria Espacial para estudantes surdos na perspectiva de seus docentes com relação à visualização. Os professores participantes demonstraram interesse na formação e, rapidamente, reconheceram o potencial da visualização que o GeoGebra proporciona. As atividades previram o manuseio do GeoGebra com ferramentas de Geometria Plana Espacial. Os professores participantes também exploraram ferramentas do citado Software, além das previstas na proposta, provocando, intuitivamente, a interação e a dinâmica entre os pesquisados. Nos relatos, os participantes afirmaram estarem motivados a implementar o GeoGebra no ensino da geometria para estudantes surdos, bem como aos ouvintes, em suas aulas. As motivações ficaram definidas pelo Software ser muito intuitivo, de fácil instalação, tanto em celulares quanto em computadores, acessível e gratuito. Na formação continuada, ademais, novos olhares foram despertados pelos participantes sobre o trabalho envolvendo o ensino da Geometria Espacial, com estudantes surdos, em turma inclusiva. A partir desta dissertação, produziram-se dois produtos educacionais, a saber: um vídeo, em forma de apresentação e divulgação da importância e dos principais momentos da formação continuada, legendado, traduzido em Libras com interpretação simultânea, e um produto no formato de sequência didática da formação continuada. Acredita-se que os resultados da investigação podem contribuir para a formação continuada de professores que atuam com estudantes surdos no processo ascendente de inclusão na educação.
- ItemOpen AccessSurdos, tecnologias assistivas e estudos em aula: uma perspectiva etnomatemática em foco(2023-11-13) Antunes, Maria De Fátima Nunes; Agapito, Francisca Melo; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Quartieri, Marli Teresinha; Schorr, Maria Claudete; Lopes, Maura Corcini; Blanco-Álvarez, HilbertThe objective of this thesis is to analyze the pedagogical contributions of the Classroom Studies methodology in its intersections with the field of ethnomathematics and the use of GeoGebra as an Assistive Technology for deaf students. The participants in the first stage of the research were the regular teachers of 3rd and 4th-grade classes in the early years, the sign language interpreter, and the Multifunctional Resource Room of a state school in Guarantã do Norte/MT. They continued their studies in the second stage at a public school in Sinop/MT where the Multifunctional Resource Room teacher and two deaf students (also teachers), one of whom was invited, were involved. In all stages, the group developed, redesigned, and evaluated spatial geometry activities using GeoGebra as an Assistive Technology (AT). The chosen classes to develop and reapply the tasks were the 4th grade in Guarantã do Norte and the 3rd grade in Sinop/MT. Finally, the group returned to the first investigated school to work with a 5th-grade class, which, like the previous ones, had a deaf student. For data generation, field diaries, recordings, participant observation, printed tasks, and subsequent transcription of these data involving the participants were used. The results were guided by descriptive research with the support of Nvivo Software, and out of four, three were project maps and articulation levels according to Blanco-Álvarez (2022). The first one, Inclusion and Curriculum, indicated the potential of the Classroom Studies methodology for enhancing teaching processes in the early years of elementary education, especially considering the right of a deaf teacher to lead regular classes, provided they had specific training in the area and the right to a sign language interpreter. Communication between deaf teachers and students was more consistent in regular classrooms as they had their own visual communication and used the same language in the context of teaching and learning. The second one, Deaf Student, showed that hearing students also learned by interacting with the deaf student, as he shared his learnings through visual means. In the third, in the research developments, the idea emerged that GeoGebra is an Assistive Technology for the deaf and enhances learning for hearing students. In the fourth, Compliance with the Amplifying/Articulating Criteria of Blanco-Álvarez (2022), there is evidence that, in actions developed in inclusive classrooms, deaf individuals used elements of their culture when thinking, teaching, discussing, and responding to spatial geometry tasks. Additionally, an educational product, entitled The movement of class studies with a focus on spatial geometry aimed at deaf culture: propositions of a didactic sequence, was created in the form of a video in Brazilian Sign Language (LIBRAS) and Portuguese, as well as Colombian Sign Language (LSC) and Spanish, addressing spatial geometry through the use of GeoGebra as an AT. The purpose of the video production is to contribute to the studies of deaf education, for example, in the continuous training of teachers involved in this inclusion process in Brazil, Colombia, and other countries.