Navegando por Autor "Alabarces, Suzilei Magosso Araujo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoContribuições de uma sequência didática no ensino de formas geométricas espaciais para estudante autista em Sala de Recursos Multifuncionais(2025) Alabarces, Suzilei Magosso Araujo; Giongo, Ieda Maria; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Agapito, Francisca Melo; Silva, Jacqueline Silva da; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppEste estudo objetivou investigar o desenvolvimento de uma sequência didática e analisar suas contribuições para o ensino de formas geométricas espaciais a um estudante com Transtorno do Espectro Autista, no contexto de uma Sala de Recursos Multifuncionais. A fundamentação teórica baseia-se em estudos de Educação Especial, Autismo e o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais, para a sistematização de conhecimentos de Geometria espacial. De natureza qualitativa e com abordagem de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de registros, fotografias, observações, pesquisa documental, entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e registros no diário de campo. A sequência didática que desencadeou a pesquisa de campo foi desenvolvida ao longo de dez encontros de uma hora, na Sala de Recursos Multifuncionais, com um estudante autista do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual de Várzea Grande/MT. Para a análise dos dados, foi seguida uma aproximação com a técnica de Análise de Conteúdo, conforme o referencial metodológico de Bardin (2011), utilizando procedimentos sistemáticos e específicos para a descrição objetiva das mensagens. A partir da análise, emergiram três resultados: “A importância das conexões afetivas e rotinas estruturadas no apoio ao desenvolvimento do estudante autista”, que destaca a relevância das relações afetivas e de um ambiente previsível; “O potencial dos materiais manipuláveis em uma sequência didática”, que demonstra como esses recursos tornam o ensino mais dinâmico; e “Uma grande jogada: a sistematização dos conhecimentos por meio dos jogos digitais”, que analisa o papel dos jogos digitais na organização e evidencia como essas ferramentas podem potencializar o aprendizado de forma interativa e eficiente. Desta investigação, emergiu um Produto Educacional que é uma sequência didática envolvendo situações de aprendizagem voltadas às formas geométricas espaciais. Tal produto objetiva qualificar o planejamento de professores, oferecendo um produto replicável e adaptável a diferentes realidades escolares. Conclui-se que esta pesquisa reafirma a importância de uma abordagem pedagógica afetiva, estruturada e dinâmica, evidenciando que o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais foi essencial para a potencialização da aprendizagem de um estudante com TEA.