Design de Moda
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Navegando Design de Moda por Autor "Sehn, Luana Roberta"
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- ItemAcesso AbertoO sentir da moda: a roupa como instrumento de ressignificação dos sonhos(2018-01) Sehn, Luana Roberta; Costa, Josiane Andréia da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443A moda está presente em nosso dia a dia, representando significados, valores e propósitos ao mundo. Nesse contexto, as roupas são bem mais do que somente tecidos ou mercadorias de vendas e consumo. Este artigo busca, portanto, compreender o vestuário além dos conceitos básicos, diferenciação simbólica, modismos ou tendências, além do que se chama de sistema de moda. Visualizando a roupa como instrumento capaz de construir relações emocionais, simbólicas e significados individuais. Os conceitos utilizados abordam questões sobre o consumo atual e os novos anseios sociais, bem como a função simbólica das roupas e as relações emocionais que envolvem o sentir da moda. Inicialmente, foi realizado um levantamento de informações por meio de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Identificou-se, a necessidade de realizar uma pesquisa descritiva de opinião mediante questionário e entrevistas não-estruturadas, bem como obter-se de novas visões e caminhos para a moda, com análises das relações de consumo e percepção dos valores perdidos (emocionais, pessoais e simbólicos). Como resultado concluiu-se que de fato os valores emocionais existem na moda e precisam ser resgatados, visto que o consumo atual está se modificando e cada vez mais busca-se a essência e o sentimento de “ser”. Ao relacionar as respostas obtidas com os princípios fundamentais da experiência amorosa pode-se perceber de que maneira ocorrem as ligações objeto-emoção e como se tornam significativas, gerando uma reflexão sobre o momento atual que a moda se encontra, assim como a possibilidade de agregar moda, propósitos, design emocional e consumo consciente, ressignificando sonhos, memórias e roupas.