Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Alves, Alessandro Menna"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAbsenteísmo nas consultas odontológicas e seus motivos: uma revisão de literatura(2024-08-06) Busatto , Luís Eduardo; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Pires, Carine Weber; Peixoto, JoãoO SUS vem cada vez mais se aprimorando na prestação de serviços odontológicos e contraponto a essa evolução vem aparecendo cada dia mais as dificuldades relacionadas ao absenteísmo das consultas odontológicas, o que compromete a resolutividade dos serviços prestados. O objetivo deste estudo é entender e se aprofundar um pouco mais nos motivos que acarretam ao aumento do absenteísmo e compreender a relação entre o absenteísmo, o usuário e o serviço público de saúde, com fins de esclarecer e discutir estratégias para a minimização da dificuldades percebidas na adesão dos serviços de saúde bucal. Foi realizada a pesquisa ‘’ absenteísmo em consultas odontológicas e seus principais motivos ‘’ utilizando como descritores absenteísmo, consultas odontológicas e motivos do absenteísmo. Além disso pesquisou-se sobre a ‘‘formação do SUS’’ tendo como descritores SUS e Leis de regulamentação. Dentre os principais motivos para as faltas temos como principais o esquecimento, horários incompatíveis entre o trabalho e o serviço de saúde, insatisfação com o grau de exigência do cirurgião dentista, saúde ou sem o acompanhante. O absenteísmo se caracteriza como um problema na assistência a saúde pública, gerando não só danos à assistência como também desperdícios de recursos públicos. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos fluxos de trabalho e das necessidades apresentadas pela comunidade em que estão inseridos visando apresentar maior resolutividade.
- ItemAcesso AbertoDiagnostico e conduta de desordens potencialemnte malignas na atenção basica do Vale do Taquari(2023-06) Gomes, Tainara Trevisol; Alves, Alessandro Menna; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Teixeira, Mauricio Fernando NunesRESUMO: As desordens potencialmente malignas orais (DPMO) são lesões desenvolvidas pelas constantes modificações celulares, sendo agravadas pelos fatores de risco. Entre estas, temos as lesões de leucoplasia, eritroplasia, líquen-plano e queilite actínica como as com mais incidência. Na Política Nacional de Saúde Bucal a atenção primária é porta de entrada para o diagnóstico precoce e posteriormente a atenção secundária e terciária são responsáveis pelo tratamento. OBJETIVO: Identificar a capacidade dos cirurgiões dentistas que atuam na rede pública do Vale do Taquari em avaliar, diagnosticar e tratar as DPMO. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de abordagem observacional transversal quantitativa, através de um questionário para identificação das lesões, suas características, tratamento e grau de malignidade. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e apresentada através de números e percentagens. RESULTADO: Os cirurgiões dentistas sabem identificar as características das lesões, mas quando se trata do grau de malignidade os mesmos não sabem fazer o correto diagnóstico. Além disso, os profissionais não realizam biópsia e tratamento. CONCLUSÃO: Observamos que os cirurgiões dentistas da atenção básica de saúde, conseguiram identificar as DPMO e as suas características, entretanto, quando são questionados sobre o potencial de malignização dessas alterações, associado às suas características clínicas, os profissionais apresentaram maior dificuldade. Ainda, em relação à conduta dos casos, os profissionais optaram, na maioria das vezes, pela referência e a não realização de biópsia.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico e tomada de decisão clínica de Cirurgiões-dentistas da rede de Atenção Básica do Vale do Taquari sobre o Carcinoma Espinocelular Oral(2023-06) Trevisol, Alexia; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Teixeira, Mauricio Fernando NunesA maioria dos diagnósticos de câncer bucal é feita em estágios avançados em todo o mundo, apresentando elevadas taxas de prognóstico desfavorável. O cirurgião-dentista exerce um papel fundamental e estratégico no combate aos fatores ligados ao aparecimento desse agravo. A partir disto, este estudo teve como objetivo entender se os cirurgiões-dentistas atuantes na rede de atenção básica do Vale do Taquari sabem realizar diagnóstico diferencial das lesões de câncer de boca e qual a tomada de decisão clínica que estes profissionais optam em relação à patologia. Foi enviado um questionário aos cirurgiões-dentistas de todas as unidades básicas de saúde do Vale do Taquari via Google Forms. Participaram da pesquisa 31 dentistas, em sua maioria do sexo feminino, com menos de 5 anos de formação, a maioria possuindo 40 horas de vínculo empregáticio. Além da dificuldade em relação ao diagnóstico e à tomada de decisão clínica, foi possível observar confusão na escolha assertiva do potencial de malignização e ausência de justificativa em relação à conduta para fechamento de diagnóstico e referência do paciente para a atenção secundária. Através das conclusões obtidas, entende-se a necessidade de implementação de programas de capacitações de educação continuada e permanente voltadas para a área de diagnóstico diferencial de lesões do sistema estomatognático, principalmente quando se trata de câncer de boca.
- ItemAcesso AbertoIndução de carcinogênese pelo 4NQO em esôfago de ratos: revisão sistemática(2023-06) Porto, Paola Kollet; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Peixoto, João; Pires, Carine WeberO câncer é um grave problema de saúde e o câncer de esôfago representa um dos mais frequentes do mundo e, por geralmente ser descoberto tardiamente, leva a uma expectativa de vida baixa ao longo de 5 anos. Por esse motivo, modelos experimentais em animais são necessários para o estudo das possíveis lesões, mecanismo de ação e ainda, se há semelhança àquelas encontradas em humanos. O 4NQO é um carcinógeno de fácil utilização, rápida indução e que tem se mostrado satisfatório em induzir carcinogênese. Portanto, este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática acerca do 4NQO como indutor de lesões malignas em esôfago. Para tal, foi realizada uma busca na literatura através das bases de dados digitais PubMed, Scielo e Scopus utilizando Esophageal Neoplasms OR Esophageal Cancer OR Esophageal Squamous Cell Carcinoma /AND/ 4 nitroquinoline 1 oxide OR 4NQO como descritores, a fim de encontrar os estudos referentes ao tema. Com base no exposto, foram encontrados 582 artigos que, após seleção por título, resumo e leitura completa, seguiram 13 para compor este artigo. Os estudos selecionados apontam que o 4NQO mostra-se eficaz ao induzir a carcinogênese esofágica em um curto período, com lesões semelhantes àquelas encontradas em humanos.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos profissionais da área obstétrica de dois hospitais do Vale do Taquari sobre o parto humanizado(2018-11) Ahlert, Édina Cléia; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962Ao longo dos anos, o parto e o nascimento foram sendo modificados, deixando de ser entendido como um processo fisiológico, e sim como uma patologia, no qual a mulher deixa de ser protagonista, e o profissional de saúde assume esta posição. Na tentativa de reverter isso, o Ministério da Saúde/Brasil lançou o Programa de Humanização ao Pré-Natal e Nascimento e a portaria sobre a Rede Cegonha, os quais indicam aos profissionais os princípios de um parto humanizado. Entretanto, a literatura mostra que os profissionais ainda não conseguem aplicá-las de maneira ideal. Baseado nisso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos profissionais da área obstétrica de dois hospitais do Vale do Taquari sobre o parto humanizado. Os principais resultados mostram que apesar de a equipe multiprofissional da área obstétrica dos dois hospitais participantes da pesquisa ter um bom conhecimento sobre práticas humanizadas, os mesmos a relacionam apenas como práticas pertencentes ao parto vaginal (normal). Sendo que, além de prevalecer à cesárea como principal opção de via de parto entre os dois hospitais em questão, tornam-se perceptíveis através do resultado final da análise de pesquisa, de que a escolha pela via de parto é direcionada a cesárea devido à assistência prestada a gestante durante todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto.
- ItemAcesso AbertoSaúde bucal do idoso: uma revisão de literatura(2021-06) Gradaschi, Richer; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962 (A população Brasileira a cada ano que passa vem tendo um grande índice no envelhecimento, a partir disso é importante que os profissionais da saúde tenham um conhecimento nas alterações provocadas por este fenômeno. É importante que o Cirurgião dentista reconheça estes acontecimentos. A população idosa tem uma maior prevalência de doenças crônicas, como, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, entre outras. Em relação aos idosos observa-se que a hipossalivação seguido da xerostomia, o uso de medicamentos traz alguns efeitos colaterais no qual diminui a saliva contribuindo para surgimentos de cáries e candidíase. Além disso, observa-se que a doença periodontal é causada por acúmulo de biofilme e as recessões gengivais apresentadas são por escovações traumáticas no decorrer dos anos, como consequência dessas recessões tem uma prevalência de cárie radicular, porém podem apresentar lesões de cárie nos dentes existentes como um todo, não só relacionado a raízes expostas. A perda dentária dos idosos está relacionada higienização inadequada, cárie dentária, perda de inserção periodontal, mobilidade dentária, restaurações fraturadas, dificuldade ao acesso ao serviço de saúde, falta de dentes hígidos na cavidade bucal e uma das principais queixas está relacionado com o comprometimento da estrutura dental associado com dor. Nesta população também encontramos lesões de mucosa oral, tais como, candidíase oral, hiperplasia fibrosa inflamatória e carcinoma espinocelular. A candida albicans está presente na 3 cavidade bucal, idosos que utilizam próteses têm um índice maior a esse hospedeiro se proliferar, por conta de não higienizar corretamente estas próteses e uma má adaptação pode levar a hiperplasia fibrosa inflamatória. Além disso, o carcinoma espinocelular é a neoplasia maligna mais comum da cavidade bucal, tem origem nas células da camada espinhosa do epitélio e está associado ao uso de tabaco e álcool. Porém as lesões de carcinoma espinocelular que desenvolvem no lábio inferior estão envolvidas com a radiação solar.
- ItemAcesso AbertoUtilização de Plasma Rico em Fibrina (PRF) pós-exodontia de terceiros molares: uma revisão narrativa(2024-07-01) Claus, Tiago Luiz; Alves, Alessandro Menna; http://lattes.cnpq.br/5540747496888962; Cantarelli, Romulo; Kuhn, BrunoIntrodução: O presente trabalho, uma revisão narrativa, visa estudar o uso de Plasma Rico em Fibrina (PRF) no pós-operatório de extração de terceiros molares, enfatizando seu potencial para reduzir complicações como dor, edema e alveolite. Objetivo: O objetivo do estudo é revisar a literatura existente sobre o uso do Plasma Rico em Fibrina no pós-operatório de extração de terceiros molares, buscando investigar e apresentar os principais beneficios e resultados dessa técnica, focando em como ela pode minimizar complicações como dor, edema, alveolite e melhora na cicatrização. Metodologia: Uma revisão narrativa onde a análise será baseada em estudos obtidos de plataformas como PubMed, Google acadêmico, Scopus e Web of Science, visando oferecer uma síntese abrangente e crítica do papel do PRF, além de orientar futuras pesquisas nesse campo. Resultados: O PRF, obtido a partir do próprio sangue do paciente, é descrito como uma matriz natural rica em plaquetas e leucócitos, promovendo hemostasia eficaz, migração celular e acelerando a regeneração tecidual. Estudos revisados mostram resultados promissores na diminuição da intensidade da dor, inchaço e uma melhora na cicatrização. Conclusão: O uso do PRF após a extração de terceiros molares pode ser uma estratégia eficaz para minimizar complicações pós-operatórias como dor, edema, cicatrização, alveolite e melhorar o conforto do paciente, contribuindo para uma recuperação mais rápida e com menos sintomas.