Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Agostini, Cintia"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA comédia como um negócio: os fatores relevantes do stand-up comedy no cenário gaúcho(2022-06-30) Becker, Rodrigo Eduardo; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740; Dalmoro, Marlon; Conto, Samuel Martim deA economia criativa é uma destacada área da economia, pois trata da criação e dis- seminação de produtos e serviços baseados no uso da criatividade. Inserido nesse contexto, as artes cênicas são consideradas uma ramificação desta área e o stand-up comedy se apresenta como uma subdivisão dessa arte. A presente monografia aborda o tema dos negócios da comédia stand-up e delimita-se a compreender os fatores que a influenciam, no contexto da cena do Rio Grande do Sul, a partir das concepções da economia criativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, a qual busca responder os objetivos através de um levantamento teórico baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental, dividida em quatro dimensões de análise, sendo elas dos agentes envolvidos, do próprio negócio, do cenário econô- mico e da questão cultural e social, apoiada de uma coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, com indivíduos relevantes dentro do cenário da co- média. Foram realizadas dez entrevistas, abordando três produtores, quatro comedi- antes e três consumidores de comédia stand-up, as quais são transcritas e analisadas visando atingir o objetivo proposto no trabalho. Todos os dados pesquisados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados destacam a importância dos fatores determinados através da abordagem teórica e se complementam com as in- formações obtidas através das entrevistas. Os fatores que apresentaram maior rele- vância são a criatividade, a atitude empreendedora, a realização pessoal, o ecossis- tema, a geração de emprego e renda e a rede de parcerias. Já o fator das políticas públicas não se confirmou como relevante.
- ItemAcesso AbertoA coesão territorial na União Europeia: uma análise a partir da perspectiva portuguesa(2017-02) Cavalheiro, Cyntia Leticia Cazarotto; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740Integração regional é um tema que vem sendo discutido nos estudos de Relações Internacionais da atualidade. Ela representa, genericamente, a união entre diferentes países que decidem unir-se para perseguir ideais comuns. Este fenômeno, após sua criação, revela que com a realização de múltiplos acordos e discussões, progressivamente o nível de integração tende a intensificar-se. Na classificação dos níveis de integração, a União Europeia (UE) é hoje o grupo mais avançado, pois é o único bloco que representa uma união econômica e monetária. Neste patamar, a UE, que conta hoje com a participação de 28 Estados-Membros, segue com políticas que primem pela evolução da sua integração, como é o caso das políticas de coesão. Tais políticas têm por objetivo harmonizar o espaço europeu, de modo com que as disparidades presentes entre as suas regiões sejam amenizadas. Assim, a ideia de coesão – em suas dimensões social, econômica e territorial – é uma das vias com as quais a integração pode evoluir. A última, que é o foco deste trabalho, complementa nas outras duas, vez que pretende harmonizar as questões de infraestrutura das regiões, diminuindo as disparidades entre as zonas rurais e urbanas, de modo a gerir satisfatoriamente as questões relativas a patrimônios histórico-culturais e infraestruturas. Neste trabalho, após as abordagens teóricas sobre os temas pertinentes à integração regional e coesão territorial, o objetivo consiste em identificar qual a percepção dos professores do IPL, em Portugal, a respeito das políticas de coesão territorial existentes na UE. Para tanto, a pesquisa contou com uma abordagem bibliográfica e aplicação de um questionário aberto. A análise dos dados revela um posicionamento uniforme na visão de todos os entrevistados. Para eles, os aspectos positivos decorrentes dessa política são muito relevantes para o desenvolvimento da comunidade e de Portugal. Dentre as reflexões obtidas a partir deste estudo, foi possível identificar a posição determinante das políticas de coesão para o processo de integração, já que as mesmas representam o planejamento necessário para sua evolução.
- ItemAcesso AbertoA implementação dos objetivos de desenvolvimento do milenio no Brasil e na Argentina: uma análise da formação da agenda dos ODMs a partir do modelo de coalizão de defesa(2018-01-24) Nunes, Graziela Johann Reckziegel; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740Nos anos 2000 a Organização da Nações Unidas (ONU) liderou um movimento com o objetivo de diminuir a extrema pobreza. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi o meio pelo qual a organização expressou as ações que deveriam ser tomadas para sanar as preocupações mundiais do milênio, momento em que 191 países se comprometeram com a causa. Nesta perspectiva, a monografia a seguir tem como objetivo identificar se a ONU de fato inseriu seus valores e crenças, através das metas propostas, nas agendas de políticas públicas do Brasil e da Argentina, países escolhidos para serem analisados. Ou seja, como o modelo de coalizão de defesa das políticas públicas inseriu os ODMs nas agendas e na formulação das políticas públicas nos referidos países. Para tanto, foram feitas abordagens teóricas sobre os temas envolvidos, foram investigados, através da análise teórica metodológica do modelo de coalizão de defesa, a formação da agenda de cada país, bem como os resultados obtidos pelos mesmos. Feito o estudo, foi concluído que a organização inseriu suas crenças nas agendas de ambos os países, porém, que esta inserção foi assimétrica, fato este que representa os interesses de cada país.
- ItemAcesso AbertoProduzir para o autoconsumo: uma análise da agricultura familiar no município de Teutônia/RS(2016-06-12) Hagemann, Júnior; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740O agronegócio é um setor relevante na economia brasileira, visto que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos e de carne do mundo. Grande parte dessa produção é originária da agricultura familiar, ou seja, no país, 84% dos estabelecimentos agropecuários são da agricultura familiar, porém correspondem a somente 24,3% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais. No Vale do Taquari, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, praticamente em todos os municípios nos quais prevalece a produção primária, é a agricultura familiar que se destaca, e são essas propriedades que ainda mantêm o costume de produzirem parte dos alimentos para o consumo familiar, tanto para diminuírem seus custos com o consumo como também privilegiando a segurança alimentar, a origem dos alimentos e principalmente, o seu modo de produção. Mas o que se percebe, hoje, são propriedades que não praticam esse processo, optando por comercializar seus produtos no mercado. Este estudo tem como principal objetivo analisar quais fatores determinam a produção para o autoconsumo nas propriedades familiares, como também mensurar a renda não monetária a partir dessa produção no município de Teutônia/RS. O estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo. A realização da pesquisa foi feita através de gravações e da análise dos conteúdos das opiniões obtidas com as mulheres familiares, visto que são elas que conhecem melhor a dinâmica do consumo de alimentos, e consequentemente sobre os principais fatores que determinam a produção para o autoconsumo. Como resultado, obteve-se que esta prática está diminuindo nas propriedades, entretanto, o que ainda mantém essa produção que vem de gerações se trata de questões referentes à segurança alimentar e à renda.