ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação de professores, Anos IniciaisResumo
Este artigo objetiva analisar a formação inicial e continuada de professores acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos matemáticos que devem ser desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi aplicado questionário a sete professores dos anos iniciais de diferentes escolas públicas de Porto Alegre – RS, cujas respostas foram analisadas de modo qualitativo a partir de três categorias: formação do professor dos anos iniciais; formação para ensinar Matemática nos anos iniciais; e gosto pela Matemática. Com os resultados deste estudo, evidenciou-se a necessidade de reformulação dos cursos de formação inicial e da oferta de cursos de formação continuada para professores desse nível da educação básica, oportunizando a construção de conceitos matemáticos e oferecendo subsídios que possibilitem abordar os quatro blocos de conteúdos de Matemática de modo integrado em suas aulas.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
MATOS, Diego de Vargas; MACHADO DE LARA, Isabel Cristina. ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/799. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.