DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR EMPREENDEDOR E SUSTENTÁVEL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB UMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS
Palavras-chave:
Prática CTS, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Pesquisa, TICs.Resumo
Este artigo relata uma experiência em sala de aula desenvolvida com alunos da educação básica, na disciplina de Ciências, no município de Lajeado/RS/Brasil, por meio da perspectiva de ensino Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo tem como objetivo proporcionar aulas mais participativas e envolventes, explorando o tema empreendedorismo sustentável de forma interativa e prática, com a produção de um produto sustentável. Para definição e confecção do produto, os alunos fizeram uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e realizaram pesquisa de campo, com perguntas abertas e fechadas, na comunidade em que estão inseridos. Os dados foram tabulados e o produto foi confeccionado, utilizando materiais recicláveis. A prática foi além da temática, envolvendo operações matemáticas, tecnologias, questões ambientais e valores humanos, aliando ciência, tecnologia e sociedade, oportunizando ensino e aprendizagem mais significativos e marcantes para os alunos.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
GEWEHR, Diógenes; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Cláudio. DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR EMPREENDEDOR E SUSTENTÁVEL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB UMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/798. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Diógenes Gewehr, Eniz Conceição Oliveira, José Cláudio Del Pino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.