PIBID UNIVATES: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PERFIL EMPREENDEDOR
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Espírito empreendedor, PIBID UnivatesResumo
Com o objetivo de aprimorar o processo de formação inicial de professores para a Educação Básica, foi implantado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), uma iniciativa do governo federal, que concede bolsas a alunos de Licenciatura. O presente trabalho investigou o quanto os alunos do Centro Universitário UNIVATES que participam como bolsistas do Pibid estão sendo empreendedores no cenário escolar em que atuam. Neste trabalho entende-se que ter um perfil empreendedor é uma característica primordial ao professor, pois está relacionado com buscar oportunidades, tomar iniciativa, exigir qualidade e eficiência, ser persistente e comprometido, entre outras habilidades. O aporte teórico está pautado principalmente em Freire (2006), Shön (1995) e Dolabela (2006). A pesquisa aproxima-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e a análise dos dados coletados seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o Pibid contribui no desenvolvimento do espírito empreendedor nos bolsistas, pois suas respostas vão ao encontro de características do perfil de um empreendedor.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
COSTA, Janaína Da; MARTINS, Silvana Neumann; DIESEL, Aline. PIBID UNIVATES: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PERFIL EMPREENDEDOR. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/797. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Janaína Da Costa, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.