MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DE LAPTOPS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Convivência, acoplamento estrutural, mudanças nas práticas pedagógicas. Laptop educacional. Acoplamento tecnológicoResumo
Apresentamos reflexões acerca de mudanças que ocorrem nas práticas pedagógicas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1 numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e categorização, em diálogo com alguns conceitos da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Esses movimentos permitiram inferir sobre mudanças nas práticas pedagógicas e na organização das tarefas de aprendizagem como recorrentes em um fluxo de convivência que é perturbado pela inserção do laptop no ambiente da sala de aula. Esses movimentos são precursores da constituição de uma forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento tecnológico, que pode possibilitar a emergência de novas significações da sala de aula, no contexto da inserção digital.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
SACRAMENTO SOARES, Eliana Maria; BRUSTOLIN, Rosane Kohl. MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DE LAPTOPS NA SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/796. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Eliana Maria Sacramento Soares, Rosane Kohl Brustolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.