A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VOZES DAS ACADÊMICAS
Palavras-chave:
Perfil Acadêmico, Formação Docente, Curso de Pedagogia.Resumo
O presente trabalho tem como objetivos pesquisar o perfil dos sujeitos que optam pelo Curso de Pedagogia da FURG e identivficar suas expectativas a respeito da graduação escolhida. Como ferramenta metodológica para a coleta de dados, escolhemos o questionário, entrevistando as acadêmicas do primeiro e do quarto ano do curso pesquisado. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdos (BARDIN, 2011). Como referencial teórico para o embasamento deste trabalho utilizamos Freire (1996; 2011), Pacheco (2013), Gadotti (2011), Tardif (2002), entre outros. Os resultados encontrados apontaram para um perfil de acadêmicas do curso de Pedagogia que atualmente atuam em diferentes áreas, as quais não estão ligadas à docência. Percebe-se a intencionalidade de fazer a diferença na educação, mas com caráter profissional, negando o assistencialismo. Esta pesquisa permitiu averiguar o quanto necessitamos de diálogo entre docentes e discentes, a fim de que a formação desse novo profissional tenha sentido.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
SILVA, Robrson Silveira da; DUTRA, Jorge da Cunha. A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VOZES DAS ACADÊMICAS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/792. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Robrson Silveira da Silva, Jorge da Cunha Dutra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.