FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LETRAMENTOS PARA O ALUNO SURDO A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CAS-PI
Palavras-chave:
Surdo. Estratégias de ensino. Formação docente.Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral identificar o(s) processo(s) de letramento(s) relacionado(s) a estratégias de ensino de leitura e escrita para serem desenvolvidas com alunos surdos. E como objetivos específicos: abordar a(s) temática(s) discutida(s) e apresentada(s) durante o curso de capacitação docente; verificar com o público docente participante desse curso, seus interesses e expectativas reais quanto ao processo e formação para com o público surdo e, finalmente, perceber se os participantes possuem conhecimentos e noções básicas de letramento especificamente para atuar com o público surdo. Para tal, fundamentamo-nos em teóricos como Street (2014) e Soares (2002), que abordam as principais questões e noções de práticas de letramentos; Brito (2007), que apresenta a leitura como enfoque do processo ensino-aprendizagem; De Karnopp (2005), com algumas experiências e noções de letramentos para surdos. A relevância em investigar essa temática justifica-se pela importância em discutir e abordar essa temática tendo em vista a expansão, o desenvolvimento e até mesmo o grande número de interessados em estudar e aprender Libras nos últimos anos. E, como fundamentos metodológicos, optamos por fazer uma pesquisa de campo com enfoque na observação das aulas e aplicação de questionários no sentido de perceber como as estratégias de letramentos a surdos eram apresentadas e discutidas no Centro de Assistência a Surdos, localizado no município de Teresina-PI. Assim, verificamos que, a respeito das práticas desenvolvidas e discutidas durante o curso, o processo de leitura e escrita desenvolvido por meio de gêneros textuais pode e deve ser trabalhado sob todas as formas e possibilidades em todas as disciplinas, pois não somente possibilita um ensino real, como também eficaz e primordial para o aprendizado desses alunos.Downloads
Publicado
18-12-2015
Como Citar
LIMA, Ediane Silva; CRUZ, Ronald Taveira da; LOPES, Iveuta Abreu. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LETRAMENTOS PARA O ALUNO SURDO A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CAS-PI. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/791. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Ediane Silva Lima, Ronald Taveira da Cruz, Iveuta Abreu Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.