PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR
Palavras-chave:
Pós-graduação, Estratégias Didáticas, Qualificação, Magistério SuperiorResumo
O processo de aprendizagem não é passivo. Estratégias diversificadas de ensino envolvem possibilidades que se atrelam aos conteúdos e contribuem para a aprendizagem significativa. Para esta prática, os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu têm sido importantes meios de capacitação para o magistério superior. Muitos aspirantes à docência buscam especializações em Metodologia, Didática ou Docência do Ensino Superior como primeira experiência para seguir a carreira docente. Considerando esse aspecto, parte-se do princípio de que as especializações devem ser bem conduzidas a fim de atender às expectativas do mercado de trabalho nessa área e melhorar a qualificação profissional. Assim, entrelaçando a perspectiva de docentes em formação e o desenvolvimento de atividades práticas didáticas como mediação dinâmica do ensino-aprendizagem, este trabalho objetiva expor as percepções de alunos e docente de uma disciplina do curso de Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior de Imperatriz-MA ao utilizarem-se duas estratégias didáticas: a discussão em sala de aula e a solução de problemas. Nessa experiência, foi perceptível a predisposição dos pós-graduandos em participar das atividades, assim como do docente em possibilitar conhecimentos por meio de estratégias diferenciadas da aula expositiva comumente utilizada.Downloads
Publicado
03-07-2015
Como Citar
ROCHA, Milene Vieira Santos; OLIVEIRA, Eniz Conceição de. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/789. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Milene Vieira Santos Rocha, Eniz Conceição de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.