ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Pedagogia Libertadora.Resumo
Neste artigo analisamos as possíveis articulações entre o conceito de alfabetização científica e o pensamento freiriano. Parte-se do pressuposto de que todos os indivíduos, antes de serem alfabetizados cientificamente, possuem modos peculiares e teorias implícitas que consistem no substrato pelo qual analisarão e perceberão os fenômenos sociais e naturais que os cercam. Nesse sentido, alfabetizar cientificamente não pode ser concebido como a imposição de uma visão dogmática do mundo, mas coexistir com os modos peculiares de interpretar o mundo do sujeito. A inexistência de uma hierarquia axiológica entre ciência e conhecimento comum faz com que tenhamos que compreender a epistemologia que fundamenta cada um desses conhecimentos, reconhecendo os seus caráteres explicativos e pragmáticos. Por meio dessa contextualização, articulamos com o pensamento de Freire, na qual destaca que o conhecimento popular não pode ser considerado errôneo e substrato a ser eliminado. Defende-se a tese que a alfabetização científica deve estar voltada para empoderar o sujeito, fazendo-o ser protagonista e construtor do momento histórico que está vivendo e não como substituição do seu modo de agir no mundo.Downloads
Publicado
03-07-2015
Como Citar
LORENZON, Mateus; BARCELLOS, Guy Barros; SILVA, Jacqueline Silva da. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/783. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Mateus Lorenzon, Guy Barros Barcellos, Jacqueline Silva da Silva
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