EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS DECORRENTES DA EMERGÊNCIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS
Palavras-chave:
formação científica, sociedades complexas, educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo caracterizar os desafios da formação científica no contexto da emergência das sociedades complexas. O texto defende a tese de que a compreensão do processo educacional em ciências naturais deve transcender a instrumentalização do “o que fazer” e do “como fazer”, para abrir espaço para o “quando fazer” e o “por que fazer”. Para dar conta dessa ampliação do processo educacional necessitamos caracterizar e compreender o cenário das sociedades complexas. Tecemos no presente texto caracterização dessa compreensão com a ajuda de Santos (1989; 1997), Giddens (2002), Prigogine (1996), Berstein (2006), Popper (1993) e Bauman (2007). O texto é resultado parcial do projeto de pesquisa Identidade docente no contexto da expansão da educação superior, desenvolvido no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo.Downloads
Publicado
03-07-2015
Como Citar
FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS DECORRENTES DA EMERGÊNCIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/780. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Altair Alberto Fávero, Leandro Carlos Ody
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.