EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS DECORRENTES DA EMERGÊNCIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS

Autores

  • Altair Alberto Fávero UPF
  • Leandro Carlos Ody Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

formação científica, sociedades complexas, educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar os desafios da formação científica no contexto da emergência das sociedades complexas. O texto defende a tese de que a compreensão do processo educacional em ciências naturais deve transcender a instrumentalização do “o que fazer” e do “como fazer”, para abrir espaço para o “quando fazer” e o “por que fazer”. Para dar conta dessa ampliação do processo educacional necessitamos caracterizar e compreender o cenário das sociedades complexas. Tecemos no presente texto caracterização dessa compreensão com a ajuda de Santos (1989; 1997), Giddens (2002), Prigogine (1996), Berstein (2006), Popper (1993) e Bauman (2007). O texto é resultado parcial do projeto de pesquisa Identidade docente no contexto da expansão da educação superior, desenvolvido no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Leandro Carlos Ody, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus de Erechim, atuando com as disciplinas de Fundamentos da Educação e Historia e Filosofia das Ciências Naturais. Faz parte do grupo de pesquisa da UPF que discute a formação docente a partir do projeto de pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios, bem como realiza pesquisas no projeto de pesquisa intitulado A concepção de ciência e a formação docente em ciências naturais pela Universidade Federal da Fronteira Sul. E-mail: leandro.ody@uffs.edu.br

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Publicado

03-07-2015

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO CIENTÍFICA: DESAFIOS DECORRENTES DA EMERGÊNCIA DAS SOCIEDADES COMPLEXAS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/780. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos