A PEDAGOGIA SOCIAL COMO PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ana Maria Vieira ESECS-IPLeiria e CIID-IPLeiria

Palavras-chave:

Pedagogia social. Mediação sociopedagógica. Mediação sociocultural. Trabalho social na escola. TSTS. TEIP. GAAF.

Resumo

A educação escolar é, cada vez mais, uma questão social e não apenas uma questão de natureza educacional. Só a pedagogia social, mais abrangente que a escolar, poderá dar conta dos fenômenos sociopedagógicos da escola contemporânea. A crescente diversidade cultural na escola pública portuguesa levou à emergência de várias políticas e respostas da escola para construir uma “escola para todos”. A pedagogia social, por meio da mediação sociocultural feita com trabalhadores sociais na escola, tem sido uma das práticas que temos observado em escolas multiculturais. Neste artigo, pretende-se perceber como lidam essas escolas com as crescentes tensões sociais manifestadas, por exemplo, em indisciplina, articulando professores com Técnicos Superiores de Trabalho Social ‒ TSTS. Faz-se estudo comparativo entre três territórios educativos que integram práticas designadas de mediação sociopedagógica: um Território Educativo de Intervenção Prioritária ‒ TEIP e dois Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família ‒ GAAF em dois outros territórios escolares. Em todos os três casos, há TST, orientados pela pedagogia social e pela vontade de mediação, designadamente educadores sociais, animadores e assistentes sociais, trabalhando com os professores desses territórios. É particularmente do ponto de vista dos professores sobre a emergência desses novos profissionais da pedagogia social e do seu contributo sociopedagógico na escola que trata a investigação apresentada, resumidamente, nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Maria Vieira, ESECS-IPLeiria e CIID-IPLeiria

Professora-Adjunta do Departamento de Ciências Sociais

Downloads

Publicado

01-08-2014

Como Citar

VIEIRA, Ana Maria. A PEDAGOGIA SOCIAL COMO PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/767. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos