PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Lisani Wiethölder Stahlhöfer UNIVATES
  • Marlise Heemann Grassi UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES

Palavras-chave:

Educação financeira. Ensino de matemática. Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma prática pedagógica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES. O objetivo central foi investigar possibilidades de modificação de comportamento do consumidor por meio do desenvolvimento de uma proposta de matemática financeira. A questão que orientou as etapas do trabalho foi “Como alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental reagem à proposta de ensino envolvendo análise crítica de situações e condições de aquisição de bens e produtos?” A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Lajeado. Os participantes da pesquisa-intervenção foram os 19 alunos matriculados no oitavo ano da escola analisada. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, com algumas abordagens quantitativas, podendo a prática pedagógica ser caracterizada como estudo de caso. As informações no decorrer da referida prática pedagógica investigativa foram obtidas por meio de registros realizados em locais visitados e análise comparativa dos preços registrados, entrevistas com os pais a partir de questionário, relatórios e produções individuais e grupais. Os resultados apresentados e discutidos com os pais em reunião, oferecidos às pessoas que contribuíram com a pesquisa e expostos no quadro mural da escola revelaram que o trabalho motivou alunos e pais a pesquisar preços, a pensar sobre seus gastos e investimentos e a modificar alguns hábitos gerados pelo apelo consumista. Os alunos participantes revelaram grande aceitação da proposta, envolveram-se nas atividades e manifestaram intenções de considerar as aprendizagens no seu cotidiano, permitindo entender que a função social do ensino da Matemática pode ser cumprida se o currículo estabelecer relações com a realidade dos educandos.

Biografia do Autor

Lisani Wiethölder Stahlhöfer, UNIVATES

Área de Matemática

Marlise Heemann Grassi, UNIVATES

Área de Matemática

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Área de Matemática

Downloads

Publicado

01-08-2014

Como Citar

STAHLHÖFER, Lisani Wiethölder; GRASSI, Marlise Heemann; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/761. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos