O POTENCIAL CRÍTICO-SOCIAL DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR DOS PROFESSORES PAULO FREIRE E ERNANI MARIA FIORI EM DIFERENCIAÇÃO À TENDÊNCIA CONSERVADORA DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS
Palavras-chave:
Educação popular. Emancipação. Soberania popular. Democracia.Resumo
A proposta deste ensaio é compreender a concepção de educação popular dos professores Paulo Freire e Ernani Maria Fiori, que afirma um compromisso primeiro com a vida, com o pensar a existência. Esses educadores existenciam seu pensamento numa pedagogia da práxis, que, desde a imanência da experiência histórica e social dos oprimidos, propõe uma pedagogia do oprimido. Essa filosofia da educação apresenta duas características da tradição filosófica que perpassam suas reflexões: o existencialismo, de cunho fenomenológico, e a dialética, de uma teoria da práxis, no modo da teoria crítica. Dessa forma, a educação ou é libertadora ou não é educação. A partir disso, confrontara-se essa concepção de educação às posições da filosofia de Habermas, verificando seu (im)possível diálogo, suas posições em relação à filosofia de Marx, Adorno e Horkheimer e sua posição filosófica frente às questões histórico-sociais ao assumir uma filosofia universal, talvez mais alinhada com posições e práticas conservadoras. Busca-se reafirmar e restabelecer a importância da educação e da soberania popular para a efetivação da democracia.Downloads
Publicado
01-08-2014
Como Citar
KRONBAUER, Luiz Gilberto; MULLER, Rudinei. O POTENCIAL CRÍTICO-SOCIAL DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR DOS PROFESSORES PAULO FREIRE E ERNANI MARIA FIORI EM DIFERENCIAÇÃO À TENDÊNCIA CONSERVADORA DA FILOSOFIA DE JÜRGEN HABERMAS. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/760. Acesso em: 23 nov. 2024.
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Artigos
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